>
Ensino Secundário
Pedro Vieira / 03-11-2025
Descrição / Síntese:
Este cenário de aprendizagem pretendeu fazer uma abordagem sobre o apoio administrativo e logístico à gestão de stocks, organização de ficheiros de armazém, sensibilizando para a importância da codificação das mercadorias no que concerne à agilização das entradas e saídas de armazém, a rastreabilidade, o controlo das mercadorias em tempo real, a preparação eficiente dos pedidos e a minimização dos erros e de perdas de stocks.
Dado tratar-se de alunos do 10.º ano de escolaridade de um curso profissional e que é a primeira vez que têm contacto com esta temática pretendeu-se com a concepção deste cenário de aprendizagem, fazer pontes com realidades já vivenciadas no seu percurso educativo, nomeadamente a requisição de livros na Biblioteca Escolar. Na prossecução do trabalho colaborativo e de transversalidade de conteúdos foi apresentada a proposta à professora bibliotecária de realizar uma sessão de 45 minutos, considerando a biblioteca como um “armazém” cujas mercadorias são livros, tornar-se indispensável a existência da codificação/catalogação para registar as saídas, entradas e o armazenamento, para a eficiente e eficaz gestão logística das “mercadorias” livros. .
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Economia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A professora Bibliotecária apresenta à turma a metodologia de codificação dos livros de modo ao eficiente armazenamento e pesquisa, fazendo a “ponte” com os conteúdos lecionados pelo professor de Contabilidade, designadamente o apoio administrativo e logístico à gestão de stocks num armazém. Após a explicação das regras de codificação dos livros, o debate para esclarecimento de dúvidas foi realizada uma atividade no final para aplicação dos conhecimentos, tendo sido entregue a cada aluno/a uma etiqueta com o código de um livro para o aluno/a o encontrar. Os últimos 2 minutos da sessão foram para entregar um prémio coletivo ao vencedor que o distribuiu pelos restantes colegas. O feed-back dos alunos e da professora bibliotecária foi muito bom, tendo sido uma oportunidade para os alunos mobilizarem conhecimentos adquiridos anteriormente que permitam compreender novas situações, o estabelecimento de relações interdisciplinares e promover o pensamento crítico sobre novas formas de resolver uma situação-problema, para além do desenvolvimento da coesão grupal.
Ferramentas e recursos:
Etiquetas para a realização da atividade prática de aplicação de conhecimentos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A professora Bibliotecária realizou a apresentação à turma com os alunos organizados em semi-círculo. A sessão foi realizada no passado dia 24 de outubro.

