>
2º Ciclo
Ricardo Hollerbusch / 17-09-2025
Descrição / Síntese:
cria um cenário de aprendizagem, sobre a realização de uma feira medieval para alunos do 2º e do 3º ciclo, com articulação interdisciplinar e elaboração de atividades e jogos relacionados com a educação física. deve incluir uma barraca por cada área disciplinar.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação Física
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Dramatização
Descrição da atividade:
Organização de uma Feira Medieval destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos. Cada área disciplinar dinamiza uma barraca com diferentes temáticas, proporcionando três dias de convívio e diversão, em consonância com os valores do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Ferramentas e recursos:
Vestuário, cordas, cones, bolas, arcos, flexas.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 360 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
cria um cenário de aprendizagem, sobre a realização de uma feira medieval para alunos do 2º e do 3º ciclo, com articulação interdisciplinar e elaboração de atividades e jogos relacionados com a educação física. deve incluir uma barraca por cada área disciplinar.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Organização de uma Feira Medieval destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos. Cada área disciplinar dinamiza uma barraca com diferentes temáticas, proporcionando três dias de convívio e diversão, em consonância com os valores do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Ferramentas e recursos:
Vestuário, cordas, cones, bolas, arcos, flexas.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 360 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
cria um cenário de aprendizagem, sobre a realização de uma feira medieval para alunos do 2º e do 3º ciclo, com articulação interdisciplinar e elaboração de atividades e jogos relacionados com a educação física. deve incluir uma barraca por cada área disciplinar.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)