>
Ensino Secundário
Mónica Oliveira / 11-09-2025
Descrição / Síntese:
Como tarefa de consolidação os alunos devem de realizar um mapa conceptual com a constituição geográfica de Portugal. O devem de organizar o seu mapa conceptal por NUTS 1, organizando os distritos e resetivas ilhas dos arquipélagos portugueses.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
C – Raciocínio e resolução de problemas ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Rotação entre grupos
Descrição da atividade:
Como tarefa de consolidação os alunos devem de realizar um mapa conceptual com a constituição geográfica de Portugal. O devem de organizar o seu mapa conceptal por NUTS 1, organizando os distritos e resetivas ilhas dos arquipélagos portugueses.
Ferramentas e recursos:
manual, caderno diário
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Como tarefa de consolidação os alunos devem de realizar um mapa conceptual com a constituição geográfica de Portugal. O devem de organizar o seu mapa conceptal por NUTS 1, organizando os distritos e resetivas ilhas dos arquipélagos portugueses.