Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
30 minutos

>

Mapa conceptual

Ensino Secundário

Mónica Oliveira / 11-09-2025


Descrição / Síntese:

Como tarefa de consolidação os alunos devem de realizar um mapa conceptual com a constituição geográfica de Portugal. O devem de organizar o seu mapa conceptal por NUTS 1, organizando os distritos e resetivas ilhas dos arquipélagos portugueses.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Reconhecer a importância da localização na explicação geográfica, analisando informação representada em mapas com diferentes escalas e sistemas de projeção.

Atividades a desenvolver

  Intercâmbio e Discussão
30 MINUTOS
Mapa concetual

Estratégias de aprendizagem ativa: Rotação entre grupos


Descrição da atividade:

Como tarefa de consolidação os alunos devem de realizar um mapa conceptual com a constituição geográfica de Portugal. O devem de organizar o seu mapa conceptal por NUTS 1, organizando os distritos e resetivas ilhas dos arquipélagos portugueses.


Ferramentas e recursos:

manual, caderno diário


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Como tarefa de consolidação os alunos devem de realizar um mapa conceptual com a constituição geográfica de Portugal. O devem de organizar o seu mapa conceptal por NUTS 1, organizando os distritos e resetivas ilhas dos arquipélagos portugueses.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Mapa-NUTS1-1.png

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top