Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

>

“Escrever com Energia”

3º Ciclo

catarina Dias / 16-07-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos terão de construir um painel solar, recorrendo ao sistema de construção Fishertechnik. Posteriormente, deverão criar uma apresentação sobre o seguinte tema: “Se a minha escola usasse painéis solares…”. Trata-se de uma atividade para desenvolver em grupo.
Além disso, os discentes serão desafiados a escrever uma história criativa, envolvendo painéis solares e energia renovável.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Desenvolver o pensamento crítico e criativo.
> Desenvolver a capacidade de expressão escrita e oral.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
200 MINUTOS
“Escrever com Energia”

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Os alunos terão de construir um painel solar, recorrendo ao sistema de construção Fishertechnik. Posteriormente, deverão criar uma apresentação sobre o seguinte tema: “Se a minha escola usasse painéis solares…”. 
Além disso, os discentes serão desafiados a escrever uma história criativa, envolvendo painéis solares e energia renovável.


Ferramentas e recursos:

Computador, caderno e jogo Fishertechnik.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O trabalho a desenvolver em grupo (máximo 4 alunos). 

As histórias mais criativas serão publicadas no jornal da escola.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top