Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

>

Dança dos Robôs – Ritmo, Movimento e Programação

3º Ciclo

Carlos Morais / 16-07-2025


Descrição / Síntese:

A atividade “Dança dos Robôs” propõe uma experiência interdisciplinar que integra Educação Física e Robótica. Os alunos iniciam com um aquecimento rítmico corporal e, em seguida, utilizam o robô mBot2 para criar uma coreografia programada com blocos no mBlock. Em grupos, escolhem uma música e programam o robô para executar movimentos sincronizados, como giros, deslocamentos, luzes e sons. Ao final, apresentam suas danças robóticas para a turma. A atividade estimula a expressão corporal, a criatividade, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, unindo movimento e tecnologia de forma lúdica e educativa.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação Física ; Expressões Artísticas ; Física ; Informática e Tecnologia ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Desenvolver a coordenação motora e noção de ritmo. Estimular a criatividade e expressão corporal por meio da dança. Compreender conceitos básicos de programação com blocos usando o mBot2. Promover trabalho em equipa e resolução de problemas.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
10 MINUTOS
Aquecimento corporal

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

São realizadas atividades rítmicas com o corpo: bater palmas, marchar, saltar. Todas estas atividades rítmicas promovem a conexão com a ideia de que o corpo pode ser programado (repetição de movimentos).


Ferramentas e recursos:

Cones de sinalização do espaço.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Pavilhão desportivo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
10 MINUTOS
Introdução ao mBot2

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Explicação rápida sobre o robô: motores, rodas, LED, sons. Demonstração de um pequeno código: acender LED + mover para frente.


Ferramentas e recursos:

  • Cones de sinalização do espaço
  • mBot2 com sensores e motores funcionando

  • Tablet ou computador com mBlock

  • Caixa de som com música rítmica (hip hop, pop, marchinha, etc.)

  • Espaço livre para movimentação

  • Planos de roteiro de movimentos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Pavilhão desportivo – espaço delimitado

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
60 MINUTOS
Desafio: Criar uma dança robótica

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Em grupos de 4 ou 5 alunos, cada grupo deve:

  • Escolher uma música curta

  • Criar uma coreografia para o mBot2 (movimentos com LED, rotações, som, etc.)

  • Usar blocos de programação do mBlock para programar a sequência


Ferramentas e recursos:

  • Cones de sinalização do espaço
  • mBot2 com sensores e motores funcionando

  • Tablets ou computadores com mBlock

  • Caixa de som com música rítmica (hip hop, pop, marchinha, etc.)

  • Espaço livre para movimentação

  • Planos de roteiro de movimentos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Pavilhão desportivo – espaço delimitado para cada grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
20 MINUTOS
Apresentação das coreografias robóticas

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Cada grupo apresenta a “dança do robô” ao ritmo da música. Observação coletiva do ritmo, sincronia e criatividade dos movimentos.


Ferramentas e recursos:

  • Cones de sinalização do espaço
  • mBot2 com sensores e motores funcionando

  • Tablets ou computadores com mBlock

  • Caixa de som com música rítmica (hip hop, pop, marchinha, etc.)

  • Espaço livre para movimentação


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Pavilhão desportivo – espaço delimitado para cada grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top