>
3º Ciclo
Carlos Morais / 16-07-2025
Descrição / Síntese:
A atividade “Dança dos Robôs” propõe uma experiência interdisciplinar que integra Educação Física e Robótica. Os alunos iniciam com um aquecimento rítmico corporal e, em seguida, utilizam o robô mBot2 para criar uma coreografia programada com blocos no mBlock. Em grupos, escolhem uma música e programam o robô para executar movimentos sincronizados, como giros, deslocamentos, luzes e sons. Ao final, apresentam suas danças robóticas para a turma. A atividade estimula a expressão corporal, a criatividade, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, unindo movimento e tecnologia de forma lúdica e educativa.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação Física ; Expressões Artísticas ; Física ; Informática e Tecnologia ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
São realizadas atividades rítmicas com o corpo: bater palmas, marchar, saltar. Todas estas atividades rítmicas promovem a conexão com a ideia de que o corpo pode ser programado (repetição de movimentos).
Ferramentas e recursos:
Cones de sinalização do espaço.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Pavilhão desportivo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Explicação rápida sobre o robô: motores, rodas, LED, sons. Demonstração de um pequeno código: acender LED + mover para frente.
Ferramentas e recursos:
- Cones de sinalização do espaço
-
mBot2 com sensores e motores funcionando
-
Tablet ou computador com mBlock
-
Caixa de som com música rítmica (hip hop, pop, marchinha, etc.)
-
Espaço livre para movimentação
-
Planos de roteiro de movimentos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Pavilhão desportivo – espaço delimitado
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Em grupos de 4 ou 5 alunos, cada grupo deve:
-
Escolher uma música curta
-
Criar uma coreografia para o mBot2 (movimentos com LED, rotações, som, etc.)
-
Usar blocos de programação do mBlock para programar a sequência
Ferramentas e recursos:
- Cones de sinalização do espaço
-
mBot2 com sensores e motores funcionando
-
Tablets ou computadores com mBlock
-
Caixa de som com música rítmica (hip hop, pop, marchinha, etc.)
-
Espaço livre para movimentação
-
Planos de roteiro de movimentos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Pavilhão desportivo – espaço delimitado para cada grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Cada grupo apresenta a “dança do robô” ao ritmo da música. Observação coletiva do ritmo, sincronia e criatividade dos movimentos.
Ferramentas e recursos:
- Cones de sinalização do espaço
-
mBot2 com sensores e motores funcionando
-
Tablets ou computadores com mBlock
-
Caixa de som com música rítmica (hip hop, pop, marchinha, etc.)
-
Espaço livre para movimentação
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Pavilhão desportivo – espaço delimitado para cada grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)