>
3º Ciclo
sandra Antunes / 16-07-2025
Descrição / Síntese:
No sentido de compreender a conservação dos alimentos, e os processos inerentes, designadamente a desidratação, utilizando o microscópio ótico e as ferramentas tecnológicas associadas (câmara e tablet acoplado/pc), os alunos percepcionam em tempo real os acontecimentos que ocorrem nos microrganismos responsáveis pela degradação dos alimentos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
A partir dos conhecimentos prévios sobre a unidade básica da vida – a célula e os processos de decomposição, os alunos são levados a questionar-se sobre quais os processos envolvidos na deterioração dos alimentos.
Após pesquisa de informação complementar, os alunos devem planear uma atividade laboratorial que permita identificar alguns fatores responsáveis pela degradação dos alimentos (T, presença de água, luz, etc). Os alunos realizam a atividade e elaboram conclusões.
Com as conclusões obtidas, e refletindo sobre as práticas tradicionais de conservação dos alimentos na região (fumeiro, produção de doces/geleias, salga,…), os alunos aferem qual o fator envolvido na salga ou produção de doces e voltam a planear uma atividade laboratorial para testar o fator nas células. Ressalva-se que os alunos ainda não têm presente o conceito de osmose (abordado no 10º ano). Contudo, a aprendizagem por descoberta permite apreender o conceito e aplicá-lo.
Utilizando o microscópio, os alunos poderão visualizar a plasmólise e a turgescência e inferir que este fenómeno, ao interferir com as células, pode levar à sua morte e/ou destruição. A aplicação da câmara e a utilização do software Optika proview, potenciam a observação das células e dos fenómenos envolvidos, com o registo vídeo, medição das células, manipulação da imagem.
Por último, os alunos elaboram um poster científico para divulgação dos resultados e compreensão dos processos de conservação utilizados pelas famílias e/ou vizinhos.
Ferramentas e recursos:
- Material de pesquisa (manual, internet, pc);
- Material de laboratório;
- Microscópio Ótico com câmara acoplada e software Optika Proview;
- Pc e ferramenta digital adequada para a elaboração do poster científico.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 400 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Grupos de trabalho com 4 elementos;
- Pesquisa em contexto;
- Planeamento e realização das atividades experimentais, aplicando o método científico;
- Recolha de dados e formulação de conclusões;
- Comparação com as técnicas de conservação do quotidiano;
- Elaboração do poster científico.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)