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3º Ciclo
Angélica Maria Pereira Gonçalves / 16-07-2025
Descrição / Síntese:
A atividade “Roteiro dos Monumentos de Paris com a Motobike” é uma proposta interdisciplinar que alia o ensino do Francês à Robótica Educativa, integrando também conteúdos de História, Geografia e TIC. Os alunos são desafiados a construir um itinerário turístico pelos principais monumentos de Paris, utilizando um robô programável (Motobike) para simular o percurso sobre um mapa da cidade.
Durante a atividade, os alunos exploram os monumentos mais emblemáticos de Paris — como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre, a Catedral de Nôtre-Dame, entre outros — desenvolvendo competências linguísticas em francês através da produção de pequenas descrições orais e/ou escritas. Em paralelo, aplicam noções de orientação espacial, pensamento lógico e programação, ao planear e programar o trajeto da Motobike entre os pontos escolhidos.
A atividade é realizada em pequenos grupos, promovendo a colaboração, a comunicação e o espírito crítico. Os alunos devem definir o seu roteiro, planear os movimentos da Motobike no mapa (considerando comandos de direção e distância), testar e ajustar o percurso, e finalmente apresentar o resultado à turma, explicando em francês os monumentos visitados pelo “guia robótico”.
Esta proposta estimula a aprendizagem ativa e significativa, envolvendo os alunos num desafio criativo, tecnológico e cultural, ao mesmo tempo que reforça conteúdos curriculares e competências do século XXI.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Esta atividade interdisciplinar combina Francês, Robótica, História, Geografia e TIC. Em pequenos grupos, os alunos exploram os principais monumentos de Paris e criam um itinerário turístico, que é percorrido por um robô programável (Motobike) sobre um mapa da cidade.
Cada grupo produz pequenas descrições em francês dos monumentos escolhidos e programa o robô para seguir o trajeto planeado. Ao longo do percurso, os alunos assumem o papel de guias turísticos, apresentando os locais em francês.
A atividade promove a comunicação, o pensamento lógico, a programação e o trabalho colaborativo, integrando cultura e tecnologia de forma criativa e significativa.
Ferramentas e recursos:
- Robô Motobike (ou similar, como Bee-Bot, mBot, etc.)
- Mapa de Paris ampliado com imagens dos principais monumentos (impresso ou em lona)
- Tablets ou computadores com software de programação da Motobike
- Fichas informativas sobre os monumentos
- Fichas de planificação do percurso
- Cartões com comandos (opcional para alunos mais novos)
- Ficha de avaliação/formulário de autoavaliação
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Apresentação em francês dos monumentos com imagens e vídeos.
- Atividade de associação nome ↔ imagem ↔ localização no mapa.
- Pequenos grupos escolhem 3 monumentos para o seu roteiro.
- Escrita de pequenas descrições orais ou escritas dos monumentos (em francês).
- Planeamento no mapa: identificar o ponto de partida e a ordem dos locais a visitar.
- Elaboração do percurso no papel com orientação espacial (direita, esquerda, frente, etc.).
- Introdução ou revisão dos comandos da Motobike.
- Programação e teste do percurso planeado no mapa.
- Ajustes e correções.
- Apresentação oral: cada grupo apresenta o seu roteiro e o robô faz o percurso.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)