>
3º Ciclo
Ana Chaves / 16-07-2025
Descrição / Síntese:
A atividade “Roteiro dos Monumentos de Paris com a Motobike” é uma proposta interdisciplinar que alia o ensino do Francês à Robótica Educativa, integrando também conteúdos de História, Geografia e TIC. Os alunos são desafiados a construir um itinerário turístico pelos principais monumentos de Paris, utilizando um robô programável (Motobike) para simular o percurso sobre um mapa da cidade.
Durante a atividade, os alunos exploram os monumentos mais emblemáticos de Paris — como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre, a Catedral de Nôtre-Dame, entre outros — desenvolvendo competências linguísticas em francês através da produção de pequenas descrições orais e/ou escritas. Em paralelo, aplicam noções de orientação espacial, pensamento lógico e programação, ao planear e programar o trajeto da Motobike entre os pontos escolhidos.
A atividade é realizada em pequenos grupos, promovendo a colaboração, a comunicação e o espírito crítico. Os alunos devem definir o seu roteiro, planear os movimentos da Motobike no mapa (considerando comandos de direção e distância), testar e ajustar o percurso, e finalmente apresentar o resultado à turma, explicando em francês os monumentos visitados pelo “guia robótico”.
Esta proposta estimula a aprendizagem ativa e significativa, envolvendo os alunos num desafio criativo, tecnológico e cultural, ao mesmo tempo que reforça conteúdos curriculares e competências do século XXI.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Esta atividade interdisciplinar combina Francês, Robótica, História, Geografia e TIC. Em pequenos grupos, os alunos exploram os principais monumentos de Paris e criam um itinerário turístico, que é percorrido por um robô programável (Motobike) sobre um mapa da cidade.
Cada grupo produz pequenas descrições em francês dos monumentos escolhidos e programa o robô para seguir o trajeto planeado. Ao longo do percurso, os alunos assumem o papel de guias turísticos, apresentando os locais em francês.
A atividade promove a comunicação, o pensamento lógico, a programação e o trabalho colaborativo, integrando cultura e tecnologia de forma criativa e significativa.
Ferramentas e recursos:
-
Robô Motobike;
-
Mapa de Paris ampliado com imagens dos principais monumentos (impresso ou em lona);
-
Tablets ou computadores com software de programação da Motobike;
-
Fichas informativas sobre os monumentos;
-
Fichas de planificação do percurso;
-
Cartões com comandos (opcional para alunos mais novos);
-
Ficha de avaliação/formulário de autoavaliação.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A atividade decorre num espaço flexível e adaptado ao trabalho colaborativo, onde os alunos se organizam em pequenos grupos para desenvolver as várias etapas do projeto. A sala é organizada em diferentes zonas funcionais que promovem a autonomia, a experimentação e a interdisciplinaridade:
Zona de Investigação/Descoberta – com acesso a materiais informativos sobre os monumentos de Paris (livros, fichas, tablets/computadores com ligação controlada à internet). Aqui os alunos pesquisam, selecionam e preparam os conteúdos culturais e linguísticos em francês.
Zona de Produção Escrita e Planeamento – equipada com mesas de grupo, dicionários, fichas de apoio e quadros de registo. Nesta área, os alunos escrevem os textos em francês, planeiam o percurso da Motobike e desenham o roteiro no mapa.
Zona de Programação e Teste – espaço amplo no chão com um mapa ampliado de Paris (impresso em lona ou folhas A3 unidas), onde os grupos colocam os seus robôs e testam os trajetos programados. Esta área está equipada com robôs Motobike, tablets ou PCs com o software de programação.
Zona de Apresentação/Partilha – espaço destinado à apresentação oral dos roteiros, onde os grupos explicam os seus percursos em francês, enquanto o robô executa o itinerário. Pode incluir um projetor, colunas e um espaço para feedback entre pares.
O ambiente de aprendizagem é pensado para estimular a curiosidade, o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipa. O professor atua como facilitador, circulando pelas zonas e apoiando os grupos nos seus desafios linguísticos, técnicos e organizacionais.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)