Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

>

Roteiro turístico pelos monumentos de Paris com recurso à robótica educativa.

3º Ciclo

Ana Chaves / 16-07-2025


Descrição / Síntese:

A atividade “Roteiro dos Monumentos de Paris com a Motobike” é uma proposta interdisciplinar que alia o ensino do Francês à Robótica Educativa, integrando também conteúdos de História, Geografia e TIC. Os alunos são desafiados a construir um itinerário turístico pelos principais monumentos de Paris, utilizando um robô programável (Motobike) para simular o percurso sobre um mapa da cidade.
Durante a atividade, os alunos exploram os monumentos mais emblemáticos de Paris — como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre, a Catedral de Nôtre-Dame, entre outros — desenvolvendo competências linguísticas em francês através da produção de pequenas descrições orais e/ou escritas. Em paralelo, aplicam noções de orientação espacial, pensamento lógico e programação, ao planear e programar o trajeto da Motobike entre os pontos escolhidos.
A atividade é realizada em pequenos grupos, promovendo a colaboração, a comunicação e o espírito crítico. Os alunos devem definir o seu roteiro, planear os movimentos da Motobike no mapa (considerando comandos de direção e distância), testar e ajustar o percurso, e finalmente apresentar o resultado à turma, explicando em francês os monumentos visitados pelo “guia robótico”.
Esta proposta estimula a aprendizagem ativa e significativa, envolvendo os alunos num desafio criativo, tecnológico e cultural, ao mesmo tempo que reforça conteúdos curriculares e competências do século XXI.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Desenvolver competências linguísticas em francês no contexto turístico-cultural.
> Explorar os principais monumentos e locais emblemáticos de Paris.
> Promover o trabalho colaborativo e o pensamento computacional através da robótica.
> Integrar o uso da tecnologia na aprendizagem de forma lúdica e significativa.
> Estimular a comunicação oral e a criatividade.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
100 MINUTOS
Itinéraire touristique des monuments de Paris avec la robotique éducative

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Esta atividade interdisciplinar combina Francês, Robótica, História, Geografia e TIC. Em pequenos grupos, os alunos exploram os principais monumentos de Paris e criam um itinerário turístico, que é percorrido por um robô programável (Motobike) sobre um mapa da cidade.

Cada grupo produz pequenas descrições em francês dos monumentos escolhidos e programa o robô para seguir o trajeto planeado. Ao longo do percurso, os alunos assumem o papel de guias turísticos, apresentando os locais em francês.

A atividade promove a comunicação, o pensamento lógico, a programação e o trabalho colaborativo, integrando cultura e tecnologia de forma criativa e significativa.


Ferramentas e recursos:

  • Robô Motobike;

  • Mapa de Paris ampliado com imagens dos principais monumentos (impresso ou em lona);

  • Tablets ou computadores com software de programação da Motobike;

  • Fichas informativas sobre os monumentos;

  • Fichas de planificação do percurso;

  • Cartões com comandos (opcional para alunos mais novos);

  • Ficha de avaliação/formulário de autoavaliação.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A atividade decorre num espaço flexível e adaptado ao trabalho colaborativo, onde os alunos se organizam em pequenos grupos para desenvolver as várias etapas do projeto. A sala é organizada em diferentes zonas funcionais que promovem a autonomia, a experimentação e a interdisciplinaridade:

Zona de Investigação/Descoberta – com acesso a materiais informativos sobre os monumentos de Paris (livros, fichas, tablets/computadores com ligação controlada à internet). Aqui os alunos pesquisam, selecionam e preparam os conteúdos culturais e linguísticos em francês.

Zona de Produção Escrita e Planeamento – equipada com mesas de grupo, dicionários, fichas de apoio e quadros de registo. Nesta área, os alunos escrevem os textos em francês, planeiam o percurso da Motobike e desenham o roteiro no mapa.

Zona de Programação e Teste – espaço amplo no chão com um mapa ampliado de Paris (impresso em lona ou folhas A3 unidas), onde os grupos colocam os seus robôs e testam os trajetos programados. Esta área está equipada com robôs Motobike, tablets ou PCs com o software de programação.

Zona de Apresentação/Partilha – espaço destinado à apresentação oral dos roteiros, onde os grupos explicam os seus percursos em francês, enquanto o robô executa o itinerário. Pode incluir um projetor, colunas e um espaço para feedback entre pares.

O ambiente de aprendizagem é pensado para estimular a curiosidade, o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipa. O professor atua como facilitador, circulando pelas zonas e apoiando os grupos nos seus desafios linguísticos, técnicos e organizacionais.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top