>
2º Ciclo
Jorge Ramos / 16-07-2025
Descrição / Síntese:
Objetivos Específicos
No final da aula, os alunos deverão ser capazes de:
Identificar os componentes principais de um kit de robótica LEGO.
Construir um robô básico com peças LEGO conforme um modelo.
Programar movimentos simples utilizando o software de programação (por blocos).
Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
Apresentar o tema da aula e mostrar exemplos do que será construído. Explicar brevemente o que é robótica e a sua aplicação no mundo real.
Exploração dos kits
Distribuir os kits e permitir que os alunos explorem livremente as peças por alguns minutos.
Identificar e nomear os componentes principais (motores, sensores, engrenagens, etc).
Construção do robô básico
Seguindo um guia (digital ou impresso), os alunos montam um robô simples em duplas ou trios.
O professor circula e ajuda quando necessário.
Programação básica Introdução ao ambiente de programação em blocos. Criar um programa simples que faça o robô andar, virar, parar ou emitir som.
Teste e desafios Testar os robôs em pista livre ou circuito simples. Propor pequenos desafios: “Faz o robô andar em linha reta 1 metro”, “Faz o robô dar uma volta em L”, etc.
Reflexão e encerramento
Discussão rápida em grupo: O que aprenderam? O que foi mais difícil? O que gostariam de fazer na próxima aula? Guardar os kits.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Apresentar o tema da aula e mostrar exemplos do que será construído. Explicar brevemente o que é robótica e a sua aplicação no mundo real.
Exploração dos kits
Distribuir os kits e permitir que os alunos explorem livremente as peças por alguns minutos. Identificar e nomear os componentes principais (motores, sensores, hub, engrenagens, etc).
Construção do robô básico
Seguindo um guia (digital ou impresso), os alunos montam um robô simples em duplas ou trios. O professor circula e ajuda quando necessário.
Programação básica
Introdução ao ambiente de programação em blocos. Criar um programa simples que faça o robô andar, virar, parar ou emitir som.
Teste e desafios
Testar os robôs em pista livre ou circuito simples. Propor pequenos desafios: “Faz o robô andar em linha reta 1 metro”, “Faz o robô dar uma volta em L”, etc.
min
eflexão e encerramento
Discussão rápida em grupo: O que aprenderam? O que foi mais difícil? O que gostariam de fazer na próxima aula? Guardar os kits.
É para os alunos que fazemos as coisas. Os alunos têm que estar no centro das construções e das aprendizagens.
Ferramentas e recursos:
-
Kits LEGO® Education SPIKE Prime ou EV3
-
Tablets ou computadores com o software LEGO instalado
-
Projetor ou quadro interativo
-
Cronômetro ou temporizador
-
Manual de instruções (impresso ou digital)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço amplo e propenso à atividade em questão.
-
Participação e envolvimento nas atividades
-
Capacidade de montar e programar o robô com autonomia
-
Trabalho em equipa e colaboração
-
Cumprimento dos mini-desafios propostos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)