Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

>

Construção Robótica

2º Ciclo

Jorge Ramos / 16-07-2025


Descrição / Síntese:

Objetivos Específicos
No final da aula, os alunos deverão ser capazes de:
Identificar os componentes principais de um kit de robótica LEGO.
Construir um robô básico com peças LEGO conforme um modelo.
Programar movimentos simples utilizando o software de programação (por blocos).
Trabalhar em grupo de forma colaborativa.

Apresentar o tema da aula e mostrar exemplos do que será construído. Explicar brevemente o que é robótica e a sua aplicação no mundo real.
Exploração dos kits
Distribuir os kits e permitir que os alunos explorem livremente as peças por alguns minutos.
Identificar e nomear os componentes principais (motores, sensores, engrenagens, etc).
Construção do robô básico
Seguindo um guia (digital ou impresso), os alunos montam um robô simples em duplas ou trios.
O professor circula e ajuda quando necessário.
Programação básica Introdução ao ambiente de programação em blocos. Criar um programa simples que faça o robô andar, virar, parar ou emitir som.
Teste e desafios Testar os robôs em pista livre ou circuito simples. Propor pequenos desafios: “Faz o robô andar em linha reta 1 metro”, “Faz o robô dar uma volta em L”, etc.
Reflexão e encerramento
Discussão rápida em grupo: O que aprenderam? O que foi mais difícil? O que gostariam de fazer na próxima aula? Guardar os kits.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Adaptação ao mundo da robótica em Português

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
100 MINUTOS
Utilização da robótica e sua interpretação/ utilização em Português

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Apresentar o tema da aula e mostrar exemplos do que será construído. Explicar brevemente o que é robótica e a sua aplicação no mundo real.

 
Exploração dos kits
Distribuir os kits e permitir que os alunos explorem livremente as peças por alguns minutos. Identificar e nomear os componentes principais (motores, sensores, hub, engrenagens, etc).

 
Construção do robô básico
Seguindo um guia (digital ou impresso), os alunos montam um robô simples em duplas ou trios. O professor circula e ajuda quando necessário.

 
Programação básica
Introdução ao ambiente de programação em blocos. Criar um programa simples que faça o robô andar, virar, parar ou emitir som.

 
Teste e desafios
Testar os robôs em pista livre ou circuito simples. Propor pequenos desafios: “Faz o robô andar em linha reta 1 metro”, “Faz o robô dar uma volta em L”, etc.

 min
eflexão e encerramento

Discussão rápida em grupo: O que aprenderam? O que foi mais difícil? O que gostariam de fazer na próxima aula? Guardar os kits.

É para os alunos que fazemos as coisas. Os alunos têm que estar no centro das construções e das  aprendizagens.


Ferramentas e recursos:

  • Kits LEGO® Education SPIKE Prime ou EV3

  • Tablets ou computadores com o software LEGO instalado

  • Projetor ou quadro interativo

  • Cronômetro ou temporizador

  • Manual de instruções (impresso ou digital)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Espaço amplo e propenso à atividade em questão.

  • Participação e envolvimento nas atividades

  • Capacidade de montar e programar o robô com autonomia

  • Trabalho em equipa e colaboração

  • Cumprimento dos mini-desafios propostos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top