>
3º Ciclo
Ana Chaves / 16-07-2025
Descrição / Síntese:
A Rota dos Castros em Trás-os-Montes e Alto Douro convida-nos a recuar no tempo e a explorar os vestígios das antigas comunidades que habitaram o noroeste da Península Ibérica. Estes povoados fortificados, conhecidos como castros, situam-se em locais estratégicos com vistas panorâmicas e revelam a organização social, cultural e defensiva das populações proto-históricas. Através desta rota, podemos conhecer a riqueza arqueológica da região, valorizar o património histórico e refletir sobre a importância da preservação da identidade cultural.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Línguas estrangeiras
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Os alunos irão visualizar um vídeo em francês sobre a Rota dos Castros em Trás-os-Montes e Alto Douro, com o objetivo de explorar o vocabulário associado ao património histórico e ao turismo cultural. Após a visualização, realizarão uma ficha de compreensão oral e trabalharão em grupo na elaboração de um roteiro turístico bilingue (Português/Francês), que incluirá a descrição de alguns castros, sugestões de visita e curiosidades da região. A atividade promove o trabalho colaborativo, o uso funcional da língua francesa e a valorização do património local.
Ferramentas e recursos:
Vídeo apresentado pela professora de Francês: curta-metragem/documentário (ficcional ou real) em francês sobre a Rota dos Castros – poderá ser uma criação da docente, um vídeo turístico adaptado ou recurso disponível online com legendas/frases contextualizadas.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A atividade será desenvolvida em sala de aula, organizada de forma flexível para promover o trabalho colaborativo e a aprendizagem ativa. A disposição do espaço será adaptada à dinâmica do visionamento do vídeo (em plenário) e ao trabalho em grupo (formação de ilhas ou mesas agrupadas). Serão utilizados recursos multimédia (computador, projetor, colunas) para apresentação do vídeo e ferramentas digitais (tablets, computadores portáteis ou smartphones) para a elaboração dos roteiros turísticos. O ambiente será orientado para a comunicação, a exploração cultural e a criação partilhada, promovendo um espaço de aprendizagem inclusivo, participativo e centrado no aluno.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)