Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

>

Itinéraire de la Route des Castros à Trás-os-Montes et Alto-Douro

3º Ciclo

Ana Chaves / 16-07-2025


Descrição / Síntese:

A Rota dos Castros em Trás-os-Montes e Alto Douro convida-nos a recuar no tempo e a explorar os vestígios das antigas comunidades que habitaram o noroeste da Península Ibérica. Estes povoados fortificados, conhecidos como castros, situam-se em locais estratégicos com vistas panorâmicas e revelam a organização social, cultural e defensiva das populações proto-históricas. Através desta rota, podemos conhecer a riqueza arqueológica da região, valorizar o património histórico e refletir sobre a importância da preservação da identidade cultural.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender e interpretar um vídeo em francês com suporte visual sobre um tema cultural.
> Identificar vocabulário específico relacionado com património, arqueologia e turismo.
> Produzir frases simples e coerentes sobre lugares e roteiros turísticos em francês.
> Reutilizar estruturas linguísticas para descrever locais históricos e dar sugestões de visita.
> Valorizar o património local como meio de ligação entre culturas e tempos históricos.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
200 MINUTOS
Itinéraire de la Route des Castros dans la région de Trás-os-Montes et Alto-Douro

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Os alunos irão visualizar um vídeo em francês sobre a Rota dos Castros em Trás-os-Montes e Alto Douro, com o objetivo de explorar o vocabulário associado ao património histórico e ao turismo cultural. Após a visualização, realizarão uma ficha de compreensão oral e trabalharão em grupo na elaboração de um roteiro turístico bilingue (Português/Francês), que incluirá a descrição de alguns castros, sugestões de visita e curiosidades da região. A atividade promove o trabalho colaborativo, o uso funcional da língua francesa e a valorização do património local.


Ferramentas e recursos:

Vídeo apresentado pela professora de Francês: curta-metragem/documentário (ficcional ou real) em francês sobre a Rota dos Castros – poderá ser uma criação da docente, um vídeo turístico adaptado ou recurso disponível online com legendas/frases contextualizadas.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A atividade será desenvolvida em sala de aula, organizada de forma flexível para promover o trabalho colaborativo e a aprendizagem ativa. A disposição do espaço será adaptada à dinâmica do visionamento do vídeo (em plenário) e ao trabalho em grupo (formação de ilhas ou mesas agrupadas). Serão utilizados recursos multimédia (computador, projetor, colunas) para apresentação do vídeo e ferramentas digitais (tablets, computadores portáteis ou smartphones) para a elaboração dos roteiros turísticos. O ambiente será orientado para a comunicação, a exploração cultural e a criação partilhada, promovendo um espaço de aprendizagem inclusivo, participativo e centrado no aluno.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top