Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
10 minutos

>

Visita de Estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa

3º Ciclo

Angélica Maria Pereira Gonçalves / 15-07-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos, em grupo, são desafiados a criar uma visita de estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Línguas estrangeiras ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender textos informativos e descritivos simples ( ex.: brochuras, descrições turísticas, textos turísticos)
> Observar diferentes espécies e conhecer habitats naturais
> Mostrar vídeos breves do Zoo e animais em destaque como golfinhos, leões, pandas, aves tropicais
> Desenvolver competências de comunicação oral e escrita, de acordo com as aprendizagens essenciais elencadas
> Desenvolver destrezas no manuscrito dos dispositivos audiovisuais

Atividades a desenvolver

  Criação
10 MINUTOS
À descoberta do Mundo Animal- Vamos ao Zoo de Lisboa!!

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Informar a turma, através de um vídeo, sobre a visita de estudo ao Zoo;

Motivar o interesse pela biodiversidade;

Explicar regras e objetivos pedagógicos da visita. 


Ferramentas e recursos:

  • Computador (com software de edição e de vídeo)
  • Câmara de vídeo, teleponto
  • Microfones, holofotes, tripés
  • Fundo colorido/cenário
  • CapCut
  • Canva


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos aprender a criar um roteiro detalhado com texto narrado para um vídeo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top