>
3º Ciclo
Angélica Maria Pereira Gonçalves / 15-07-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos, em grupo, são desafiados a criar uma visita de estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Línguas estrangeiras ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Informar a turma, através de um vídeo, sobre a visita de estudo ao Zoo;
Motivar o interesse pela biodiversidade;
Explicar regras e objetivos pedagógicos da visita.
Ferramentas e recursos:
- Computador (com software de edição e de vídeo)
- Câmara de vídeo, teleponto
- Microfones, holofotes, tripés
- Fundo colorido/cenário
- CapCut
- Canva
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos aprender a criar um roteiro detalhado com texto narrado para um vídeo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)