>
2º Ciclo
Jorge Ramos / 15-07-2025
Descrição / Síntese:
O cenário é paradisíaco. um passeio de barco pelo Rio Douro com um grupo de alunos dos 5º e 6º anos, de Português.
O professor explica, durante certos períodos da viagem, os aspetos mais importantes sobre o tempo e o espaço. O país, a tradição, as gentes, o processo de construção das barragens e a forma de passagem dos barcos.
Explica também as características das localidades por onde se passa.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Geologia ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
O cenário é paradisíaco. um passeio de barco pelo Rio Douro com um grupo de alunos dos 5º e 6º anos, de Português.
O professor explica, durante certos períodos da viagem, os aspetos mais importantes sobre o tempo e o espaço. O país, a tradição, as gentes, o processo de construção das barragens e a forma de passagem dos barcos.
Explica também as características das localidades por onde se passa. Régua – Pinhão.
Ferramentas e recursos:
Barco.
Voz.
Telemóvel.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Barco.
Rio.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)