Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
500 minutos

>

Repórter da nossa terra

3º Ciclo

sandra Antunes / 15-07-2025


Descrição / Síntese:

No sentido de promover o património natural e cultural do Barroso, onde se insere o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, pretende-se que os alunos criem uma reportagem que divulgue a geo e biodiversidade da região, bem como, as tradições das gentes transmontanas.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> explorar algumas das características da biodiversidade e das dinâmicas existente nos ecossistemas;
> refletir acerca de algumas medidas que promovem a gestão sustentável dos recursos naturais;
> assumir atitudes e valores que contribuam para a promoção da sustentabilidade da Terra;
> planear e implementar investigações práticas, baseadas na observação sistemática, na modelação e no trabalho experimental, para dar resposta a problemas relacionados com a sustentabilidade da Terra;
> selecionar e organizar informação, a partir de fontes diversas e de forma cada vez mais autónoma, valorizando a utilização de tecnologias digitais e integrando saberes prévios para construir novos conhecimentos;
> construir explicações científicas baseadas em conceitos e evidências científicas, obtidas através da realização de atividades práticas diversificadas – de campo – e planeadas para procurar responder a problemas formulados;
> rreconhecer que a ciência é uma atividade humana com objetivos, procedimentos próprios, através da exploração de acontecimentos, atuais e/ou históricos, que documentem a sua natureza;
> aplicar as competências desenvolvidas em problemáticas atuais e em novos contextos;
> formular e comunicar opiniões críticas, cientificamente relacionadas com CTSA;
> articular saberes de diferentes disciplinas para aprofundar temáticas abordadas em Ciências Naturais.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
500 MINUTOS
Barroso, alma e vida

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Os alunos irão criar uma reportagem que permita divulgar o património natural e cultural das terras do Barroso a toda a comunidade nacional e partilhar com alunos estrangeiros, via projeto eTwinning. Para tal, os alunos serão divididos em grupos, com tarefas específicas, desde a pesquisa e criação de conteúdos, à recolha de imagens e montagem / edição da reportagem. O trabalho final será apresentado à comunidade educativa no Dia da Escola, cedido à Câmara Municipal para promoção do turismo regional, e divulgado na página web do Agrupamento e redes sociais.


Ferramentas e recursos:

  • Telemóvel
  • Cenário de entrevista / Guião de saída de campo
  • Computador
  • Câmara vídeo / fotográfico
  • Software de edição de vídeo
  • Sala com material de apoio à gravação (chroma key, luz, som)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 500 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  1. Divisão em 5 grupos de trabalho: geologia, biodiversidade, tradições, gastronomia, economia, montagem/edição de vídeo
  2. Cada grupo de trabalho será responsável pela recolha de informação / imagens referentes ao seu tema, bem como, transformação em discurso jornalístico (reportagem). É selecionado um aluno que represente o grupo, para gravação de audio / imagem (após recolha da cedência dos direitos de imagem)
  3. Para recolha de informação adicional in loco (imagens, histórias, entrevistas) realizar-se-á uma saída de campo às aldeias de Alturas do Barroso e Carvalhelhos
  4. Cada grupo organiza a informação recolhida e procede à sua estruturação de acordo com os requisitos pré-definidos, auxiliado pelo docente de Português
  5. No laboratório LED / Sala do Futuro, o grupo responsável, inicia a montagem e edição das imagens entretanto cedidas pelos pares
  6. Gravação do audio / reporter, na sala do futuro
  7. Findo o documentário, o video é partilhado com as instituições

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top