>
3º Ciclo
sandra Antunes / 15-07-2025
Descrição / Síntese:
No sentido de promover o património natural e cultural do Barroso, onde se insere o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, pretende-se que os alunos criem uma reportagem que divulgue a geo e biodiversidade da região, bem como, as tradições das gentes transmontanas.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Os alunos irão criar uma reportagem que permita divulgar o património natural e cultural das terras do Barroso a toda a comunidade nacional e partilhar com alunos estrangeiros, via projeto eTwinning. Para tal, os alunos serão divididos em grupos, com tarefas específicas, desde a pesquisa e criação de conteúdos, à recolha de imagens e montagem / edição da reportagem. O trabalho final será apresentado à comunidade educativa no Dia da Escola, cedido à Câmara Municipal para promoção do turismo regional, e divulgado na página web do Agrupamento e redes sociais.
Ferramentas e recursos:
- Telemóvel
- Cenário de entrevista / Guião de saída de campo
- Computador
- Câmara vídeo / fotográfico
- Software de edição de vídeo
- Sala com material de apoio à gravação (chroma key, luz, som)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 500 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Divisão em 5 grupos de trabalho: geologia, biodiversidade, tradições, gastronomia, economia, montagem/edição de vídeo
- Cada grupo de trabalho será responsável pela recolha de informação / imagens referentes ao seu tema, bem como, transformação em discurso jornalístico (reportagem). É selecionado um aluno que represente o grupo, para gravação de audio / imagem (após recolha da cedência dos direitos de imagem)
- Para recolha de informação adicional in loco (imagens, histórias, entrevistas) realizar-se-á uma saída de campo às aldeias de Alturas do Barroso e Carvalhelhos
- Cada grupo organiza a informação recolhida e procede à sua estruturação de acordo com os requisitos pré-definidos, auxiliado pelo docente de Português
- No laboratório LED / Sala do Futuro, o grupo responsável, inicia a montagem e edição das imagens entretanto cedidas pelos pares
- Gravação do audio / reporter, na sala do futuro
- Findo o documentário, o video é partilhado com as instituições
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)