>
3º Ciclo
Carlos Morais / 15-07-2025
Descrição / Síntese:
Apresentação da plataforma fitescola como recurso digital.
Os alunos visualizam um vídeo explicativo geral sobre a plataforma Fitescola.
Os alunos são divididos em grupos para explorar diferentes áreas da plataforma.
No final, cada grupo faz uma apresentação resumida sobre a área que explorou.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação Física
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos assistem a um vídeo proposto pelo professor sobre a plataforma fitescola. Este vídeo é um recurso digital adaptado pelo professor, com o recurso ao software “Capcut”
Ferramentas e recursos:
PC e projetor de vídeo;
Acesso a internet;
Recurso educativo digital (capcut) – Video de apresentação geral da fitescola
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos dispostos em carteiras ou em plateia;
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos são divididos em grupos e é distribuído a cada grupo uma área da plataforma fitescola para explorarem.
Em cada grupo, os alunos deverão apresentar um resumo que descreva sucintamente a sua área explorada.
Ferramentas e recursos:
- 1 PC por grupo de 3 alunos;
- Acesso à internet e ao website da fitescola;
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 40 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos em grupos de 3 com um PC por grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Em cada grupo, pelo menos um porta-voz irá apresentar aos outros grupos uma descrição resumida da sua área explorada da plataforma fitescola.
Ferramentas e recursos:
- 1 PC
- 1 Projetor de vídeo
- Acesso à internet e ao website da fitescola;
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos dispostos em carteiras ou em plateia.
O(s) aluno(s) porta-voz levanta-se para apresentar à turma o trabalho do seu grupo, recorrendo se necessário ao PC e projetor de vídeo do professor.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)