Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

>

Plataforma Fitescola

3º Ciclo

Carlos Morais / 15-07-2025


Descrição / Síntese:

Apresentação da plataforma fitescola como recurso digital.
Os alunos visualizam um vídeo explicativo geral sobre a plataforma Fitescola.
Os alunos são divididos em grupos para explorar diferentes áreas da plataforma.
No final, cada grupo faz uma apresentação resumida sobre a área que explorou.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação Física


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas gerais, particularmente, de resistência geral de longa e de média duração; da força resistente; da força rápida; da velocidade de reação simples e complexa, de execução, de deslocamento e de resistência; das destrezas geral e específica. 2. Conhecer e aplicar diversos processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no seu quotidiano. 3. Conhecer e interpretar fatores de saúde e risco associados à prática das atividades físicas e aplicar regras de higiene e de segurança.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
10 MINUTOS
Conhecer a plataforma Fitescola

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos assistem a um vídeo proposto pelo professor sobre a plataforma fitescola. Este vídeo é um recurso digital adaptado pelo professor, com o recurso ao software “Capcut”


Ferramentas e recursos:

PC e projetor de vídeo;

Acesso a internet;

Recurso educativo digital (capcut) – Video de apresentação geral da fitescola


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos dispostos em carteiras ou em plateia;

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
40 MINUTOS
Explorar a Fitescola

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos são divididos em grupos e é distribuído a cada grupo uma área da plataforma fitescola para explorarem.

Em cada grupo, os alunos deverão apresentar um resumo que descreva sucintamente a sua área explorada.


Ferramentas e recursos:

  • 1 PC por grupo de 3 alunos;
  • Acesso à internet e ao website da fitescola;


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos em grupos de 3 com um PC por grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
Partilhar a Fitescola

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Em cada grupo, pelo menos um porta-voz irá apresentar aos outros grupos uma descrição resumida da sua área explorada da plataforma fitescola.


Ferramentas e recursos:

  •  
  • 1 PC
  • 1 Projetor de vídeo
  • Acesso à internet e ao website da fitescola;


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos dispostos em carteiras ou em plateia.

O(s) aluno(s) porta-voz levanta-se para apresentar à turma o trabalho do seu grupo, recorrendo se necessário ao PC e projetor de vídeo do professor.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top