>
3º Ciclo
Ana Lage / 14-07-2025
Descrição / Síntese:
Propõe-se que os alunos explorem as isometrias através da manipulação de peças impressas em 3D, sobre uma pavimentação representada numa folha de papel, como por exemplo uma obra de M. C. Escher. Com o apoio da manipulação das figuras tridimensionais, os alunos elaboram e respondem a várias questões relacionadas com isometrias.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Propõe-se que os alunos explorem as isometrias através da manipulação de peças impressas em 3D, sobre uma pavimentação representada numa folha de papel, como por exemplo uma obra de M. C. Escher. Com o apoio da manipulação das figuras tridimensionais, os alunos elaboram e respondem a várias questões relacionadas com vetores, translações e isometrias.
Ferramentas e recursos:
Impressora 3D
● Computador
● Filamento (várias cores)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Estiradores, computadores, Canetas de cores, lápis, material de desenho.