Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
150 minutos

>

Figuras isométricas

3º Ciclo

Ana Lage / 14-07-2025


Descrição / Síntese:

Propõe-se que os alunos explorem as isometrias através da manipulação de peças impressas em 3D, sobre uma pavimentação representada numa folha de papel, como por exemplo uma obra de M. C. Escher. Com o apoio da manipulação das figuras tridimensionais, os alunos elaboram e respondem a várias questões relacionadas com isometrias.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Aprender as Isometrias com recurso a peças impressas em 3D

Atividades a desenvolver

  Criação
150 MINUTOS
Figuras isométricas

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Propõe-se que os alunos explorem as isometrias através da manipulação de peças impressas em 3D, sobre uma pavimentação representada numa folha de papel, como por exemplo uma obra de M. C. Escher. Com o apoio da manipulação das figuras tridimensionais, os alunos elaboram e respondem a várias questões relacionadas com vetores, translações e isometrias.


Ferramentas e recursos:

Impressora 3D
● Computador
● Filamento (várias cores)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Estiradores, computadores, Canetas de cores, lápis, material de desenho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

IMG_2386-scaled.jpeg

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top