Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

>

Modelos de células 3D

3º Ciclo

Teresa Pereira / 14-07-2025


Descrição / Síntese:

Recorrendo à construção de modelos de células e à impressão 3D, pretende-se que os alunos distingam células procarióticas de células eucarióticas (animais e vegetais), identificando os seus principais constituintes e funções.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Distinguir células eucarióticas de células procarióticas. Reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos, identificando os principais constituintes das células eucarióticas. • Saber operar com o software Tinkercad (TIC).

Atividades a desenvolver

  Criação
100 MINUTOS
Modelos de Células 3D

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Recorrendo à construção de modelos de células e à impressão 3D,  os alunos distinguem células procarióticas de células eucarióticas (animais e vegetais), identificando os seus principais constituintes e funções.

1- Os alunos são distribuídos em grupos.

2- Pesquisam informação sobre as diferenças entre células animais e vegetais e as funções dos constituintes das células.

3- Constroem modelos de células animais e vegetais com materiais reciclados.

4- De seguida criam modelos dos constituintes das células em modelo 3D para impressão.

5- Imprimem os modelos.

6- Apresentam os modelos à turma e as suas conclusões.


Ferramentas e recursos:

Materiais reutilizáveis, plasticina, pasta de modelar, esferovite.

Impressora 3D, Computador e filamento (várias cores)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala preparada para trabalho de grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top