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3º Ciclo
Teresa Pereira / 14-07-2025
Descrição / Síntese:
Recorrendo à construção de modelos de células e à impressão 3D, pretende-se que os alunos distingam células procarióticas de células eucarióticas (animais e vegetais), identificando os seus principais constituintes e funções.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Recorrendo à construção de modelos de células e à impressão 3D, os alunos distinguem células procarióticas de células eucarióticas (animais e vegetais), identificando os seus principais constituintes e funções.
1- Os alunos são distribuídos em grupos.
2- Pesquisam informação sobre as diferenças entre células animais e vegetais e as funções dos constituintes das células.
3- Constroem modelos de células animais e vegetais com materiais reciclados.
4- De seguida criam modelos dos constituintes das células em modelo 3D para impressão.
5- Imprimem os modelos.
6- Apresentam os modelos à turma e as suas conclusões.
Ferramentas e recursos:
Materiais reutilizáveis, plasticina, pasta de modelar, esferovite.
Impressora 3D, Computador e filamento (várias cores)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala preparada para trabalho de grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)