Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 500 minutos

>

A Lenda da Moura de Sandim

1º Ciclo

Paula Santos / 28-11-2023


Descrição / Síntese:

O aluno deve iniciar sua pesquisa sobre as lendas de Sandim para registrar os momentos mais significativos. Após isso, ele deve escolher as personagens da história e optar por um final feliz.
Com a lenda escrita, o próximo passo é a construção das sombras chinesas. Os alunos devem pesquisar vídeos no Youtube que mostrem como surgiram as sombras chinesas e como são feitas. Em seguida, eles devem definir os elementos que desejam aparecer na história para que seja possível a construção das sombras chinesas.
Na terceira fase do projeto, os alunos começarão a gravar os áudios e as cenas da história delineada. Para isso, a lenda deve ser dividida em “falas” e cada aluno da escola deve receber uma fala atribuída a ele.
Na última etapa, é importante definir as cenas da história e os elementos de cada uma. A cada aluno será atribuída uma sombra chinesa para manipular. Após a atribuição de todas as tarefas, é necessário preparar o local das filmagens e gravar cada cena, prestando atenção aos áudios.
Com todo o material reunido, como áudios, cenas e fotografias, irá se iniciar a realização do vídeo no programa Movavi. Será necessário pesquisar no Youtube as entradas, músicas e sons que desejam colocar no filme.
Por fim, é preciso criar uma ficha técnica e, após verificar se está tudo perfeito, exportar o vídeo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar, em manifestações performativas, personagens, cenários, ambientes, situações cénicas, problemas e soluções da ação dramática.
> Reconhecer diferentes formas de um ator usar a voz (altura, ritmo, intensidade) e o corpo (postura, gestos, expressões faciais) para caracterizar personagens e ambiências.
> Adequar as possibilidades expressivas da voz a diferentes contextos e situações de comunicação, tendo em atenção a respiração, aspetos da técnica vocal (articulação, dicção, projeção, etc.).

Atividades a desenvolver

〉Criação500 MINUTOS
A lenda da Moura de Sandim – Teatro de Sombras

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Primeira etapa:

  1. Pesquisar lendas de Sandim
  2. Registar os momentos mais significantes.
  3. Decidir personagens, enredo e um final feliz para a lenda.
  4. Escrever a nova Lenda.

Segunda etapa:

  1. Perceber a origem do Teatro de Sombras https://youtu.be/KR_feLHApqg?si=UTf4yunhYvvi_rpd
  2.  Aprender como se fazem as sombras chinesas https://youtu.be/CKt6QBXDn-I?si=BAJXNMAG3mtbii
  3. Definir quais os elementos da história que serão retratados
  4. Realizar as sombras chinesas em cartolina.
  5. Criar o cenário onde se desenrolará o teatro

Terceira etapa.

Áudio:

  1. Dividir a lenda por falas.
  2. Atribuir “falas” a cada aluno da escola.
  3. Gravar o áudio de cada aluno.
  4. Organizar os áudios por cenas.

Cenas:

  1. Definir as cenas.
  2. Definir os elementos de cada cena.
  3. Definir os alunos que entram em cada cena.
  4. Definir, por cena, que sombra chinesa que cada aluno irá manusear.
  5. Preparar o local de filmagem (cenário, sombras chinesas, holofote, história, telémovel para gravar, tripé e áudios).
  6. Gravar cada cena tendo em atenção ao áudio (entrada e saída de cenas das personagens).
  7. Fotografar todos os intervenientes da história.

Filme:

  1. Reunir todos os áudios, cenas e fotografias.
  2. Realizar a montagem no programa Movavi
  3. Pesquisar entrada, músicas e sons no Youtube
  4. Acrescentar a ficha técnica.
  5. Exportar o filme
  6. Produto Final.https://youtu.be/XaXVWPHMwN0?si=OIMSpmMUWzoPiutD


Ferramentas e recursos:

https://www.powtoon.com/c/cbAhg9lEFAY/0/m


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 500 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

http://app.popplet.com/#/p/7526034

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)