>
1º Ciclo
Paula Santos / 28-11-2023
Descrição / Síntese:
O aluno deve iniciar sua pesquisa sobre as lendas de Sandim para registrar os momentos mais significativos. Após isso, ele deve escolher as personagens da história e optar por um final feliz.
Com a lenda escrita, o próximo passo é a construção das sombras chinesas. Os alunos devem pesquisar vídeos no Youtube que mostrem como surgiram as sombras chinesas e como são feitas. Em seguida, eles devem definir os elementos que desejam aparecer na história para que seja possível a construção das sombras chinesas.
Na terceira fase do projeto, os alunos começarão a gravar os áudios e as cenas da história delineada. Para isso, a lenda deve ser dividida em “falas” e cada aluno da escola deve receber uma fala atribuída a ele.
Na última etapa, é importante definir as cenas da história e os elementos de cada uma. A cada aluno será atribuída uma sombra chinesa para manipular. Após a atribuição de todas as tarefas, é necessário preparar o local das filmagens e gravar cada cena, prestando atenção aos áudios.
Com todo o material reunido, como áudios, cenas e fotografias, irá se iniciar a realização do vídeo no programa Movavi. Será necessário pesquisar no Youtube as entradas, músicas e sons que desejam colocar no filme.
Por fim, é preciso criar uma ficha técnica e, após verificar se está tudo perfeito, exportar o vídeo.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Primeira etapa:
- Pesquisar lendas de Sandim
- Registar os momentos mais significantes.
- Decidir personagens, enredo e um final feliz para a lenda.
- Escrever a nova Lenda.
Segunda etapa:
- Perceber a origem do Teatro de Sombras https://youtu.be/KR_feLHApqg?si=UTf4yunhYvvi_rpd
- Aprender como se fazem as sombras chinesas https://youtu.be/CKt6QBXDn-I?si=BAJXNMAG3mtbii
- Definir quais os elementos da história que serão retratados
- Realizar as sombras chinesas em cartolina.
- Criar o cenário onde se desenrolará o teatro
Terceira etapa.
Áudio:
- Dividir a lenda por falas.
- Atribuir “falas” a cada aluno da escola.
- Gravar o áudio de cada aluno.
- Organizar os áudios por cenas.
Cenas:
- Definir as cenas.
- Definir os elementos de cada cena.
- Definir os alunos que entram em cada cena.
- Definir, por cena, que sombra chinesa que cada aluno irá manusear.
- Preparar o local de filmagem (cenário, sombras chinesas, holofote, história, telémovel para gravar, tripé e áudios).
- Gravar cada cena tendo em atenção ao áudio (entrada e saída de cenas das personagens).
- Fotografar todos os intervenientes da história.
Filme:
- Reunir todos os áudios, cenas e fotografias.
- Realizar a montagem no programa Movavi
- Pesquisar entrada, músicas e sons no Youtube
- Acrescentar a ficha técnica.
- Exportar o filme
- Produto Final.https://youtu.be/XaXVWPHMwN0?si=OIMSpmMUWzoPiutD
Ferramentas e recursos:
https://www.powtoon.com/c/cbAhg9lEFAY/0/m
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 500 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
http://app.popplet.com/#/p/7526034
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)