>
3º Ciclo
Angélica Maria Pereira Gonçalves / 14-07-2025
Descrição / Síntese:
Planificação de um roteiro sobre os principais monumentos da ” Île de France.
Cada aluno deverá fazer uma descrição breve sobre o monumento que lhe foi atribuído como, por exemplo a “Tour Eiffe, o “Arc de Triomphe” e “Catédral de Notre Dame de Paris.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Línguas estrangeiras
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Esta atividade consiste numa visita guiada (real ou virtual) por alguns dos principais monumentos de Paris, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela cultura, história e património da capital francesa. Ao longo do percurso, os alunos serão convidados a observar, investigar e refletir sobre a importância de cada local visitado, através de pequenos desafios, perguntas interativas e tarefas de pesquisa.
Durante o roteiro, serão explorados monumentos como a Tour Eiffel, o Louvre, a Cathédrale Notre-Dame, o Panthéon, o Arc de Triomphe e Montmartre, entre outros.
A atividade promove o desenvolvimento das competências linguísticas em francês (vocabulário cultural, expressões de localização, tempos verbais no passado), bem como o conhecimento da história e da geografia de França.
Ferramentas e recursos:
Google Earth, Genially, Padlet, Canva ou PowerPoint interativo,
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A atividade será desenvolvida num espaço de aprendizagem flexível, que privilegia a exploração autónoma, o trabalho colaborativo e a integração de meios digitais. O espaço será organizado de forma a proporcionar uma experiência imersiva, ainda que em contexto de sala de aula, simulando uma visita guiada a Paris.
A sala será dividida por zonas temáticas, representando diferentes monumentos parisienses. Cada zona terá materiais visuais (cartazes, QR codes com links para vídeos ou visitas virtuais, mapas) e tarefas específicas para os alunos realizarem em pequenos grupos. O ambiente será enriquecido com elementos visuais e sonoros que recriem a atmosfera parisiense, favorecendo a motivação e o envolvimento.
Se for em contexto virtual ou híbrido, serão utilizadas ferramentas como o Google Earth, Genially, Padlet, Canva ou PowerPoint interativo, permitindo aos alunos navegar por Paris de forma autónoma, realizando desafios linguísticos e culturais ao longo do percurso.
O professor assume o papel de facilitador e orientador, acompanhando os grupos, esclarecendo dúvidas e incentivando a partilha entre pares. Os alunos são incentivados a assumir um papel ativo na construção do seu conhecimento, através da pesquisa, da resolução de tarefas e da apresentação dos seus produtos finais.
Recursos a utilizar:
- Dispositivos com acesso à internet (tablets, computadores ou telemóveis);
- Projetor multimédia (para visitas guiadas coletivas ou momentos de partilha);
- Fichas de exploração (digitais ou impressas);
- Materiais visuais e auditivos (vídeos, fotografias, música francesa);
- Plataformas colaborativas (Google Docs, Padlet, Canva, etc.).
Este espaço de aprendizagem visa a promoção de competências do século XXI, como a criatividade, a comunicação, a colaboração e o pensamento crítico, ao mesmo tempo que fortalece os conhecimentos linguísticos e culturais dos alunos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)