Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

>

Roteiro sobre monumentos em Paris

3º Ciclo

Ana Chaves / 14-07-2025


Descrição / Síntese:

Planificação de um roteiro sobre os principais monumentos da “Île de France”. Cada aluno deverá fazer uma descrição breve sobre o monumento que lhe foi atribuído como, por exemplo, a “Tour-Eiffel”, o “Arc de Triomphe”, a “Catedral de Nôtre-Dame de Paris” e outros.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender textos informativos e descritivos simples (ex.: brochuras, textos turísticos, descrições de monumentos ou cidades).
> Utilizar vocabulário relativo à cidade, monumentos, meios de transporte, localização e indicações geográficas.
> Identificar aspetos culturais da vida em França, nomeadamente ligados ao património (ex.: monumentos emblemáticos como a Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Notre-Dame).

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
100 MINUTOS
“Un Voyage à Travers les Monuments Parisiens”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Descrição:
Esta atividade consiste numa visita guiada (real ou virtual) por alguns dos principais monumentos de Paris, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela cultura, história e património da capital francesa. Ao longo do percurso, os alunos serão convidados a observar, investigar e refletir sobre a importância de cada local visitado, através de pequenos desafios, perguntas interativas e tarefas de pesquisa.

Durante o roteiro, serão explorados monumentos como a Tour Eiffel, o Louvre, a Cathédrale Notre-Dame, o Panthéon, o Arc de Triomphe e Montmartre, entre outros.

A atividade promove o desenvolvimento das competências linguísticas em francês (vocabulário cultural, expressões de localização, tempos verbais no passado), bem como o conhecimento da história e da geografia de França.


Ferramentas e recursos:

Google Earth, Genially, Padlet, Canva ou PowerPoint interativo


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A atividade será desenvolvida num espaço de aprendizagem flexível, que privilegia a exploração autónoma, o trabalho colaborativo e a integração de meios digitais. O espaço será organizado de forma a proporcionar uma experiência imersiva, ainda que em contexto de sala de aula, simulando uma visita guiada a Paris.

A sala será dividida por zonas temáticas, representando diferentes monumentos parisienses. Cada zona terá materiais visuais (cartazes, QR codes com links para vídeos ou visitas virtuais, mapas) e tarefas específicas para os alunos realizarem em pequenos grupos. O ambiente será enriquecido com elementos visuais e sonoros que recriem a atmosfera parisiense, favorecendo a motivação e o envolvimento.

Se for em contexto virtual ou híbrido, serão utilizadas ferramentas como o Google Earth, Genially, Padlet, Canva ou PowerPoint interativo, permitindo aos alunos navegar por Paris de forma autónoma, realizando desafios linguísticos e culturais ao longo do percurso.

O professor assume o papel de facilitador e orientador, acompanhando os grupos, esclarecendo dúvidas e incentivando a partilha entre pares. Os alunos são incentivados a assumir um papel ativo na construção do seu conhecimento, através da pesquisa, da resolução de tarefas e da apresentação dos seus produtos finais.

Recursos a utilizar:

  • Dispositivos com acesso à internet (tablets, computadores ou telemóveis);

  • Projetor multimédia (para visitas guiadas coletivas ou momentos de partilha);

  • Fichas de exploração (digitais ou impressas);

  • Materiais visuais e auditivos (vídeos, fotografias, música francesa);

  • Plataformas colaborativas (Google Docs, Padlet, Canva, etc.).

Este espaço de aprendizagem visa a promoção de competências do século XXI, como a criatividade, a comunicação, a colaboração e o pensamento crítico, ao mesmo tempo que fortalece os conhecimentos linguísticos e culturais dos alunos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top