Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
390 minutos

>

Estudo da obra «A viúva e o papagaio»

2º Ciclo

delfina magalhaes / 14-07-2025


Descrição / Síntese:

Imprimir em 3D as personagens A Viúva e o Papagaio.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Leitura: estrutura do texto. Leitura na pista do pormenor. Ideias principais. Inferências. Pontos de vista. Oralidade: Compreensão: informação relevante, inferências, avaliação do discurso, identificação de informação. Escrita: Modificação textual: manipulação de frases e de segmentos textuais.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
90 MINUTOS
«A viúva e o papagaio» – Leitura Integral.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Leitura integral e dialogada da obra em estudo.

Realização de um quizz de verificação da leitura.


Ferramentas e recursos:

Livro.

Personagens impressas em 3D.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
90 MINUTOS
Leio e entendo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Leitura integral da obra em estudo acompanhada das personagens impressas em 3D.


Ferramentas e recursos:

Livro.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

sala.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
60 MINUTOS
Leio e aprendo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Guião de leitura.


Ferramentas e recursos:

Imagens em 3D das personagens da obra.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
90 MINUTOS
Leitura integral.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Acompanhamento da leityra feito com a impressão das personagens em 3D.


Ferramentas e recursos:

guião de leitura.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

sala.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
60 MINUTOS
Guião de leitura

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Preenchimento do Guião de Leitura.


Ferramentas e recursos:

Livro.

 

 

 

 

Personagens em 3D.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

biblioteca.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top