Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
90 minutos

>

Orientação – Sinalética

3º Ciclo

Carlos Morais / 14-07-2025


Descrição / Síntese:

Pretende-se que os alunos criem cartas de sinalética com o recurso à impressão 3D.
Paralelamente, os alunos vão desenvolver estratégias e criar materiais didáticos adaptados ao seu nível de conhecimento, favorecendo a sua evolução; Esta atividade promove também a integração de atividades de orientação no plano curricular anual dos alunos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação Física


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Realizar PERCURSOS (Orientação) elementares, utilizando técnicas de orientação e respeitando as regras de organização, participação, e de preservação da qualidade do ambiente.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
20 MINUTOS
Reunir Sinalética de Orientação

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

Os alunos procuram online sinalética oficial utilizada na modalidade de orientação.


Ferramentas e recursos:

  • Um computador por grupo de alunos;
  • Acesso à internet e motores de busca


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Uma sala, com um secretária e um computador para cada 2 ou 3 alunos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
70 MINUTOS
Criação de cartas de sinalética de Orientação

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos utilizam os softwares de modelação para posteriormente gravar ou imprimir em 3D cartas de sinalética individuais (uma sinalética por carta)


Ferramentas e recursos:

  • Um computador por grupo de alunos;
  • Acesso à internet e motores de busca
  • Software de livrarias de imagens 3D (thingiverse, crealitycloud, printables…)
  • Software de modelação 3D (tinkercad…)
  • Impressora 3D


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 70 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Uma sala, com um secretária e um computador para cada 2 ou 3 alunos; A sala deverá ter ainda uma secretária com uma impressora 3D acessível aos grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top