>
3º Ciclo
Carlos Morais / 14-07-2025
Descrição / Síntese:
Pretende-se que os alunos criem cartas de sinalética com o recurso à impressão 3D.
Paralelamente, os alunos vão desenvolver estratégias e criar materiais didáticos adaptados ao seu nível de conhecimento, favorecendo a sua evolução; Esta atividade promove também a integração de atividades de orientação no plano curricular anual dos alunos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação Física
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
Os alunos procuram online sinalética oficial utilizada na modalidade de orientação.
Ferramentas e recursos:
- Um computador por grupo de alunos;
- Acesso à internet e motores de busca
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Uma sala, com um secretária e um computador para cada 2 ou 3 alunos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos utilizam os softwares de modelação para posteriormente gravar ou imprimir em 3D cartas de sinalética individuais (uma sinalética por carta)
Ferramentas e recursos:
- Um computador por grupo de alunos;
- Acesso à internet e motores de busca
- Software de livrarias de imagens 3D (thingiverse, crealitycloud, printables…)
- Software de modelação 3D (tinkercad…)
- Impressora 3D
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 70 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Uma sala, com um secretária e um computador para cada 2 ou 3 alunos; A sala deverá ter ainda uma secretária com uma impressora 3D acessível aos grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)