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3º Ciclo
sandra Antunes / 14-07-2025
Descrição / Síntese:
A hereditariedade implica a compreensão de estruturas microscópicas, cuja complexidade dificulta a apreensão dos mecanismos de transmissão das características hereditárias. Assim, pretende-se a identificação e localização dos genes, bem como a existência dos alelos, observando-se a homozigotia e heterozigotia. Compreendidos estes conceitos, é possível clarificar a dominância dos alelos e, portanto, os conceitos de fenótipo e genótipo.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Como se transmitem as características hereditárias, como a cor dos olhos?
Os alunos, após discussão dos preconceitos referentes à transmissão das características hereditárias, devem refletir sobre os conceitos a utilizar e que já possuem, designadamente a molécula de ADN, reprodução sexuada ( células sexuais, meiose). Após compreensão dos conceitos de “gene” e “alelo”, os alunos idealizam um modelo explicativo para comunicar o processo aos pares. O modelo será impresso em 3D, no LED. Na explicação apresentada, pretende-se que os discentes manipulem o modelo, a qual enriquecerá a comunicação.
Ferramentas e recursos:
- Manual
- Papel
- Modelo ADN
- Impressão 3D
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 250 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Mesa de trabalho para cada grupo
- Discussão dos preconceitos
- Definição dos conceitos exigidos
- Elaboração de um modelo de exploração e respetiva manipulação
- Comunicação do trabalho desenvolvido
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)