Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
250 minutos

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Genética

3º Ciclo

sandra Antunes / 14-07-2025


Descrição / Síntese:

A hereditariedade implica a compreensão de estruturas microscópicas, cuja complexidade dificulta a apreensão dos mecanismos de transmissão das características hereditárias. Assim, pretende-se a identificação e localização dos genes, bem como a existência dos alelos, observando-se a homozigotia e heterozigotia. Compreendidos estes conceitos, é possível clarificar a dominância dos alelos e, portanto, os conceitos de fenótipo e genótipo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Discutir o contributo da ciência e da tecnologia na evolução do conhecimento genético e das suas aplicações na sociedade e interpretar informação relativa a estruturas celulares portadoras de material genético.
> Explicar a relação entre os fatores hereditários, a informação genética e o modo como a reprodução sexuada condiciona a diversidade intraespecífica e a evolução das populações.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
250 MINUTOS
Transmissão de características hereditárias

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Como se transmitem as características hereditárias, como a cor dos olhos?

Os alunos, após discussão dos preconceitos referentes à transmissão das características hereditárias, devem refletir sobre os conceitos a utilizar e que já possuem, designadamente a molécula de ADN, reprodução sexuada ( células sexuais, meiose). Após compreensão dos conceitos de “gene” e “alelo”, os alunos idealizam um modelo explicativo para comunicar o processo aos pares. O modelo será impresso em 3D, no LED. Na explicação apresentada, pretende-se que os discentes manipulem o modelo, a qual enriquecerá a comunicação.


Ferramentas e recursos:

  • Manual
  • Papel
  • Modelo ADN
  • Impressão 3D


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 250 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  1. Mesa de trabalho para cada grupo
  2. Discussão dos preconceitos
  3. Definição dos conceitos exigidos
  4. Elaboração de um modelo de exploração e respetiva manipulação
  5. Comunicação do trabalho desenvolvido

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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