Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
520 minutos

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A Pegada Ecológica da nossa Alimentação

2º Ciclo

Albina Almodôvar / 15-07-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos devem compreender, através de diferentes atividades e pesquisas, a relação entre os seus hábitos alimentares e o impacto ambiental, desenvolvendo o pensamento critico e a literacia digital.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificação de diferentes tipos de reações naturais; Concluir, a partir de pesquisa de informação e numa perspetiva interdisciplinar, das consequências para o ambiente da emissão de poluentes provenientes das reações de combustão, propondo medidas para minimizar os seus efeitos, comunicando as conclusões; Distinguir interações intraespecíficas de interações interespecíficas e explicitar diferentes tipos de relações bióticas; Interpretar as principais fases dos ciclos da água, do carbono e do oxigénio, com base em informação diversificada (notícias, esquemas, gráficos, imagens)
> Matemática- Organização e tratamento de dados, percentagens e proporcionalidade
> CLD – Pesquisa, comunicação e colaboração digital, ferramentas de produtividade
> CN- impactes das atividades humanas na qualidade do ar, da natureza e sobre medidas que contribuam para a sua preservação, partindo de exemplos locais, regionais, nacionais ou globais e integrando saberes de outras disciplinas.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
50 MINUTOS
Comunicação da tarefa

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

É apresentada a questão problema “Como a comida que escolhemos afeta o planeta?” (Brainstorming inicial, levantamento de conhecimentos prévios).

Calendarização das diferentes etapas e critérios de avaliação das mesmas.


Ferramentas e recursos:

Computador, projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com mesas em pequeno grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
110 MINUTOS
Pesquisa

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

Exploração de cadeias alimentares diversas; discussão sobre a produção agrícola, pecuária e os seus impactos ambientais; ligação entre a combustão de combustíveis fósseis e a libertação de gases de efeito de estufa.

 

Pesquisa de dados sobre a produção de alimentos e os seus impactos; criação de pastas partilhadas para os grupos.


Ferramentas e recursos:

Computadores/tablets/telemóveis com acesso à internet e IA.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 110 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de Aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
220 MINUTOS
Análise e cálculo da Pegada Ecológica

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Os alunos organizam a informação recolhida, utilizando as folhas de cálculo. Utilizam diferentes calculadoras online para determinar a Pegada Ecológica. Por último, elaboram o produto final (criação de uma apresentação multimédia) com vista a responder à questão inicial.


Ferramentas e recursos:

Máquina de calcular Pegada Ecológica online; canva,Google Sheets ou Excel, DaVinci,CapCut…


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 220 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com mesas em pequeno grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
90 MINUTOS
Apresentação do projeto final

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

Cada grupo apresenta o seu projeto à turma, seguido de debate e partilha de ideias em grupo-turma.


Ferramentas e recursos:

Projetor, computador, Canva, DaVinci, CapCut…


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com mesas em pequeno grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
50 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Os alunos auto e hetero avaliam-se através de rubrica.


Ferramentas e recursos:

Rubrica, computador e projetor, Google Forms


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com mesas em pequeno grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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