>
2º Ciclo
Albina Almodôvar / 15-07-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos devem compreender, através de diferentes atividades e pesquisas, a relação entre os seus hábitos alimentares e o impacto ambiental, desenvolvendo o pensamento critico e a literacia digital.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
É apresentada a questão problema “Como a comida que escolhemos afeta o planeta?” (Brainstorming inicial, levantamento de conhecimentos prévios).
Calendarização das diferentes etapas e critérios de avaliação das mesmas.
Ferramentas e recursos:
Computador, projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com mesas em pequeno grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
Exploração de cadeias alimentares diversas; discussão sobre a produção agrícola, pecuária e os seus impactos ambientais; ligação entre a combustão de combustíveis fósseis e a libertação de gases de efeito de estufa.
Pesquisa de dados sobre a produção de alimentos e os seus impactos; criação de pastas partilhadas para os grupos.
Ferramentas e recursos:
Computadores/tablets/telemóveis com acesso à internet e IA.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 110 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de Aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Os alunos organizam a informação recolhida, utilizando as folhas de cálculo. Utilizam diferentes calculadoras online para determinar a Pegada Ecológica. Por último, elaboram o produto final (criação de uma apresentação multimédia) com vista a responder à questão inicial.
Ferramentas e recursos:
Máquina de calcular Pegada Ecológica online; canva,Google Sheets ou Excel, DaVinci,CapCut…
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 220 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com mesas em pequeno grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
Cada grupo apresenta o seu projeto à turma, seguido de debate e partilha de ideias em grupo-turma.
Ferramentas e recursos:
Projetor, computador, Canva, DaVinci, CapCut…
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com mesas em pequeno grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Os alunos auto e hetero avaliam-se através de rubrica.
Ferramentas e recursos:
Rubrica, computador e projetor, Google Forms
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com mesas em pequeno grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)