>
1º Ciclo
Catarina Beirão / 14-07-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos são convidados a participar numa missão: tornar a escola mais sustentável, amiga do ambiente, bonita e inclusiva. As atividades irão incidir em cuidar da Horta da Escola, dos canteiros e do espaço envolvente. Também passará por construir ninhos e reaproveitar materiais. Em todas as atividades estará presente a aprendizagem de vocabulário em Língua Gestual Portuguesa (LGP). No decorrer das atividades serão recolhidos imagens e vídeos que servirão para a apresentação final, em colaboração com a Sala LED do AE. Todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Aplicar práticas ecológicas e aprender com a natureza através do trabalho na horta da escola, ao longo do ano letivo:
- Observar o que já existe na horta;
- Plantar/ semear novas sementes;
- Regar, cuidar e acompanhar o crescimento das plantas;
- Construir placas identificativas dos produtos da horta (imagem/ palavra/ gesto em LGP).
Ferramentas e recursos:
- Utensílios da horta;
- Sementes e plantas;
- Placas de madeira;
- Computador;
- Impressora;
- Câmara fotográfica.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 400 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A atividade irá desenvolver-se no espaço exterior da escola: Horta da Escola.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Embelezar os espaços exteriores criando canteiros com plantas ornamentais e aromáticas, com identificação (palavra e LGP). Esta atividade é para desenvolver ao longo do ano letivo.
Ferramentas e recursos:
- Utensílios de jardinagem;
- Plantas e sementes;
- Vasos/ canteiros;
- Placas de madeira;
- Computador;
- Impressora;
- Câmara fotográfica.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 400 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço exterior da escola/ canteiros.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Investigar/ pesquisar sobre a biodiversidade local e criação de abrigos/ ninhos para aves existentes. O vocabulário em LGP estará presente. Esta atividade será desenvolvida ao longo do ano letivo.
Ferramentas e recursos:
- Computadores;
- Livros;
- Materiais recicláveis;
- Câmara fotográfica;
- Outros.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 400 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Em sala de aula;
- Biblioteca;
- Espaços exteriores.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Alunos e professores apresentam e partilham, com recurso a uma apresentação em formato digital, o trabalho realizado ao longo do ano, com a comunidade escolar através dos meios institucionalizados, utilizados para o efeito. Esta apresentação é traduzida para LGP.
Ferramentas e recursos:
- Computador;
- Ferramentas digitais;
- Ecrãs Leds da Escola.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
. Compilação de imagens e vídeos recolhidos no desenvolvimento das atividade, em sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)