Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
1380 minutos

>

Missão Escola Sustentável

1º Ciclo

Catarina Beirão / 14-07-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos são convidados a participar numa missão: tornar a escola mais sustentável, amiga do ambiente, bonita e inclusiva. As atividades irão incidir em cuidar da Horta da Escola, dos canteiros e do espaço envolvente. Também passará por construir ninhos e reaproveitar materiais. Em todas as atividades estará presente a aprendizagem de vocabulário em Língua Gestual Portuguesa (LGP). No decorrer das atividades serão recolhidos imagens e vídeos que servirão para a apresentação final, em colaboração com a Sala LED do AE. Todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Promover a inclusão e o respeito pelo outro;
> Estimular atitudes sustentáveis e responsáveis na escola e no dia a ia;
> Valorizar o espaço escolar com práticas ecológicas e artísticas;
> Promover a comunicação inclusiva através da aprendizagem de LGP;
> Desenvolver competências transversais alinhadas com o PASEO.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
400 MINUTOS
Cuidar da Horta Escolar

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Aplicar práticas ecológicas e aprender com a natureza através do trabalho na horta da escola, ao longo do ano letivo:

  • Observar o que já existe na horta;
  • Plantar/ semear novas sementes;
  • Regar, cuidar e acompanhar o crescimento das plantas;
  • Construir placas identificativas dos produtos da horta (imagem/ palavra/ gesto  em LGP).

 


Ferramentas e recursos:

  • Utensílios da horta;
  • Sementes e plantas;
  • Placas de madeira;
  • Computador;
  • Impressora;
  • Câmara fotográfica.

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 400 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A atividade irá desenvolver-se no espaço exterior da escola: Horta da Escola.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
400 MINUTOS
Canteiros com Arte e Sustentabilidade

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Embelezar os espaços exteriores criando canteiros com plantas ornamentais e aromáticas, com identificação (palavra e LGP). Esta atividade é para desenvolver ao longo do ano letivo.

 


Ferramentas e recursos:

  • Utensílios de jardinagem;
  • Plantas e sementes;
  • Vasos/ canteiros;
  • Placas de madeira;
  • Computador;
  • Impressora;
  • Câmara fotográfica.
  •  


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 400 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Espaço exterior da escola/ canteiros.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
400 MINUTOS
Construção de Ninhos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Investigar/ pesquisar sobre a biodiversidade local e criação de abrigos/ ninhos para aves existentes. O vocabulário em LGP estará presente. Esta atividade será desenvolvida ao longo do ano letivo.


Ferramentas e recursos:

  • Computadores;
  • Livros;
  • Materiais recicláveis;
  • Câmara fotográfica;
  • Outros.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 400 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  • Em sala de aula;
  • Biblioteca;
  • Espaços exteriores.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
180 MINUTOS
Apresentação Final

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Alunos e professores apresentam e partilham, com recurso a uma apresentação em formato digital, o trabalho realizado ao longo do ano, com a comunidade escolar através dos meios institucionalizados, utilizados para o efeito. Esta apresentação é traduzida para LGP.


Ferramentas e recursos:

  • Computador;
  • Ferramentas digitais;
  • Ecrãs Leds da Escola.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

. Compilação de imagens e vídeos recolhidos no desenvolvimento das atividade, em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top