Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

>

Alimentação

2º Ciclo

Ana Henriques / 14-07-2025


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem será desenvolvido no âmbito da disciplina de AVD (Atividades da Vida Diária), área específica de caráter opcional para alunos com Relatório Técnico-Pedagógico, abrangidos pela medida adicional “Adaptações Curriculares Significativas” (Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho).
Todas as atividades e aprendizagens desenvolvidas serão transversais à Língua Gestual Portuguesa e decorrerão ao longo do primeiro semestre, 100 minutos semanais.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Contribuir para a educação para a saúde
> Incentivar uma alimentação saudável
> Promover o conhecimento sobre a origem dos produtos e o modo de produção dos mesmos
> Promover aprendizagens significativas, assentes na participação ativa dos alunos e no fazer para aprender
> Contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos
> Promover momentos de bem-estar
> Promover o desenvolvimento da autonomia

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
100 MINUTOS
Saber comer é saber viver!

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Confeção de crepes saudáveis (outubro):

– Confeção de crepes de banana sem açúcar;

– Elaboração de um flyer com a receita/ LGP (Língua Gestual Portuguesa);

– Deslocação às turmas dos alunos para entrega do flyer e apresentação da receita aos colegas (16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação), aprendizagem de gestos em LGP de acordo com o tema.

 Visita de estudo à Queijaria Cachopas: (novembro)

– Observação do processo de fabrico de queijo;

– Observação do modo de conservação;

– Degustação de vários tipos de queijo;

– Visita e exploração ao espaço envolvente;

– Realização de trabalhos com as fotografias da visita.

– Confeção de quiche de espinafres e queijo (com espinafres da horta e queijo regional);

– Lanche com os alunos.

– Visita de estudo ao Núcleo Museológico do Alto de São Bento: (janeiro)

– Confeção de pão artesanal;

– Visita ao moinho de vento e observação dos instrumentos utilizados na moagem;

– Visualização de filme;

– Lanche – cada aluno come o pão que confecionou;

– Visita e exploração do espaço envolvente.

– Atividades na horta da escola


Ferramentas e recursos:

– Produtos necessários à confeção das receitas;

– Transporte para deslocação dos alunos;

– Material de desenho/pintura/recorte/colagem.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O espaço de aprendizagem integra diversos ambientes, nomeadamente a sala de aula, espaço exterior (horta da escola), Núcleo Museológico do Alto de São Bento e Queijaria Cachopas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top