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2º Ciclo
Ana Henriques / 14-07-2025
Descrição / Síntese:
Este cenário de aprendizagem será desenvolvido no âmbito da disciplina de AVD (Atividades da Vida Diária), área específica de caráter opcional para alunos com Relatório Técnico-Pedagógico, abrangidos pela medida adicional “Adaptações Curriculares Significativas” (Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho).
Todas as atividades e aprendizagens desenvolvidas serão transversais à Língua Gestual Portuguesa e decorrerão ao longo do primeiro semestre, 100 minutos semanais.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Confeção de crepes saudáveis (outubro):
– Confeção de crepes de banana sem açúcar;
– Elaboração de um flyer com a receita/ LGP (Língua Gestual Portuguesa);
– Deslocação às turmas dos alunos para entrega do flyer e apresentação da receita aos colegas (16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação), aprendizagem de gestos em LGP de acordo com o tema.
Visita de estudo à Queijaria Cachopas: (novembro)
– Observação do processo de fabrico de queijo;
– Observação do modo de conservação;
– Degustação de vários tipos de queijo;
– Visita e exploração ao espaço envolvente;
– Realização de trabalhos com as fotografias da visita.
– Confeção de quiche de espinafres e queijo (com espinafres da horta e queijo regional);
– Lanche com os alunos.
– Visita de estudo ao Núcleo Museológico do Alto de São Bento: (janeiro)
– Confeção de pão artesanal;
– Visita ao moinho de vento e observação dos instrumentos utilizados na moagem;
– Visualização de filme;
– Lanche – cada aluno come o pão que confecionou;
– Visita e exploração do espaço envolvente.
– Atividades na horta da escola
Ferramentas e recursos:
– Produtos necessários à confeção das receitas;
– Transporte para deslocação dos alunos;
– Material de desenho/pintura/recorte/colagem.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O espaço de aprendizagem integra diversos ambientes, nomeadamente a sala de aula, espaço exterior (horta da escola), Núcleo Museológico do Alto de São Bento e Queijaria Cachopas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)