>
1º Ciclo
Márcia Nunes / 13-07-2025
Descrição / Síntese:
Este cenário de aprendizagem proporciona uma primeira abordagem lúdica e sensorial aos sólidos geométricos, adequada ao desenvolvimento cognitivo de crianças de 7-8 anos. Através de exploração prática, jogos e atividades criativas, os alunos descobrem e reconhecem cinco formas geométricas básicas: cubo, esfera, cilindro, cone e pirâmide.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Exploração livre e orientada de objetos com diferentes formas geométricas.
Ferramentas e recursos:
Digitais:
IA: ChatGPT para gerar histórias sobre formas geométricas
Aplicações: Kahoot adaptado, vídeos educativos simples
Plataformas: Tablet/computador, projetor (uso pelo professor)
Materiais:
Sólidos geométricos grandes e coloridos
Objetos do quotidiano (bola, dado, lata, chapéu de festa, caixa)
Plasticina ou massa de modelar
Cartões com imagens de sólidos
Cestos para classificação
Folhas de registo simples com desenhos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 40 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida
Descrição da atividade:
Experiência prática para descobrir quais formas rolam e quais não rolam.
Ferramentas e recursos:
Digitais:
IA: ChatGPT para gerar histórias sobre formas geométricas
Aplicações: Kahoot adaptado, vídeos educativos simples
Plataformas: Tablet/computador, projetor (uso pelo professor)
Materiais:
Sólidos geométricos grandes e coloridos
Objetos do quotidiano (bola, dado, lata, chapéu de festa, caixa)
Plasticina ou massa de modelar
Cartões com imagens de sólidos
Cestos para classificação
Folhas de registo simples com desenhos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 40 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Criação de sólidos geométricos usando plasticina ou massa de modelar.
Ferramentas e recursos:
Digitais:
IA: ChatGPT para gerar histórias sobre formas geométricas
Aplicações: Kahoot adaptado, vídeos educativos simples
Plataformas: Tablet/computador, projetor (uso pelo professor)
Materiais:
Sólidos geométricos grandes e coloridos
Objetos do quotidiano (bola, dado, lata, chapéu de festa, caixa)
Plasticina ou massa de modelar
Cartões com imagens de sólidos
Cestos para classificação
Folhas de registo simples com desenhos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 40 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Identificação de sólidos geométricos em objetos familiares do quotidiano.
Ferramentas e recursos:
Digitais:
IA: ChatGPT para gerar histórias sobre formas geométricas
Aplicações: Kahoot adaptado, vídeos educativos simples
Plataformas: Tablet/computador, projetor (uso pelo professor)
Materiais:
Sólidos geométricos grandes e coloridos
Objetos do quotidiano (bola, dado, lata, chapéu de festa, caixa)
Plasticina ou massa de modelar
Cartões com imagens de sólidos
Cestos para classificação
Folhas de registo simples com desenhos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 40 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Consolidação através de jogos e atividades lúdicas de avaliação.
Ferramentas e recursos:
Digitais:
IA: ChatGPT para gerar histórias sobre formas geométricas
Aplicações: Kahoot adaptado, vídeos educativos simples
Plataformas: Tablet/computador, projetor (uso pelo professor)
Materiais:
Sólidos geométricos grandes e coloridos
Objetos do quotidiano (bola, dado, lata, chapéu de festa, caixa)
Plasticina ou massa de modelar
Cartões com imagens de sólidos
Cestos para classificação
Folhas de registo simples com desenhos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 40 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)