Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

>

À Descoberta das Formas Especiais: Uma Aventura pelos Sólidos Geométricos

1º Ciclo

Márcia Nunes / 13-07-2025


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem proporciona uma primeira abordagem lúdica e sensorial aos sólidos geométricos, adequada ao desenvolvimento cognitivo de crianças de 7-8 anos. Através de exploração prática, jogos e atividades criativas, os alunos descobrem e reconhecem cinco formas geométricas básicas: cubo, esfera, cilindro, cone e pirâmide.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Conhecimentos a adquirir Reconhecer e nomear sólidos geométricos simples (cubo, esfera, cilindro, cone, pirâmide) Identificar sólidos geométricos em objetos do quotidiano Distinguir entre formas “que rolam” e “que não rolam” Conhecer vocabulário básico: faces, cantos (vértices), lados (arestas) Associar sólidos geométricos a objetos familiares Competências a desenvolver Observação e comparação de formas Comunicação oral usando vocabulário matemático simples Coordenação motora fina através de manipulação Trabalho em equipa e partilha Curiosidade e exploração ativa

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
40 MINUTOS
Caça ao Tesouro das Formas

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Exploração livre e orientada de objetos com diferentes formas geométricas.


Ferramentas e recursos:

Digitais:
IA: ChatGPT para gerar histórias sobre formas geométricas
Aplicações: Kahoot adaptado, vídeos educativos simples
Plataformas: Tablet/computador, projetor (uso pelo professor)
Materiais:
Sólidos geométricos grandes e coloridos
Objetos do quotidiano (bola, dado, lata, chapéu de festa, caixa)
Plasticina ou massa de modelar
Cartões com imagens de sólidos
Cestos para classificação
Folhas de registo simples com desenhos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
40 MINUTOS
Jogo do “Rola ou Não Rola?

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida


Descrição da atividade:

Experiência prática para descobrir quais formas rolam e quais não rolam.


Ferramentas e recursos:

Digitais:
IA: ChatGPT para gerar histórias sobre formas geométricas
Aplicações: Kahoot adaptado, vídeos educativos simples
Plataformas: Tablet/computador, projetor (uso pelo professor)
Materiais:
Sólidos geométricos grandes e coloridos
Objetos do quotidiano (bola, dado, lata, chapéu de festa, caixa)
Plasticina ou massa de modelar
Cartões com imagens de sólidos
Cestos para classificação
Folhas de registo simples com desenhos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
40 MINUTOS
Oficina de Modelagem

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Criação de sólidos geométricos usando plasticina ou massa de modelar.


Ferramentas e recursos:

Digitais:
IA: ChatGPT para gerar histórias sobre formas geométricas
Aplicações: Kahoot adaptado, vídeos educativos simples
Plataformas: Tablet/computador, projetor (uso pelo professor)
Materiais:
Sólidos geométricos grandes e coloridos
Objetos do quotidiano (bola, dado, lata, chapéu de festa, caixa)
Plasticina ou massa de modelar
Cartões com imagens de sólidos
Cestos para classificação
Folhas de registo simples com desenhos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
40 MINUTOS
Criação de sólidos geométricos usando plasticina ou massa de modelar.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Identificação de sólidos geométricos em objetos familiares do quotidiano.


Ferramentas e recursos:

Digitais:
IA: ChatGPT para gerar histórias sobre formas geométricas
Aplicações: Kahoot adaptado, vídeos educativos simples
Plataformas: Tablet/computador, projetor (uso pelo professor)
Materiais:
Sólidos geométricos grandes e coloridos
Objetos do quotidiano (bola, dado, lata, chapéu de festa, caixa)
Plasticina ou massa de modelar
Cartões com imagens de sólidos
Cestos para classificação
Folhas de registo simples com desenhos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
40 MINUTOS
Festa das Formas

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Consolidação através de jogos e atividades lúdicas de avaliação.


Ferramentas e recursos:

Digitais:
IA: ChatGPT para gerar histórias sobre formas geométricas
Aplicações: Kahoot adaptado, vídeos educativos simples
Plataformas: Tablet/computador, projetor (uso pelo professor)
Materiais:
Sólidos geométricos grandes e coloridos
Objetos do quotidiano (bola, dado, lata, chapéu de festa, caixa)
Plasticina ou massa de modelar
Cartões com imagens de sólidos
Cestos para classificação
Folhas de registo simples com desenhos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top