>
1º Ciclo
Helena Jesus / 11-07-2025
Descrição / Síntese:
No projeto Exploradores do Espaço pretende-se apresentar o tema e despertar a curiosidade sobre o espaço e o nosso sistema solar.
Posteriormente explorar como os astronautas vivem e trabalham no espaço e ainda a importância da comunicação e tecnologia.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor apresenta o tema e despertar a curiosidade sobre o espaço.
Ferramentas e recursos:
Ferramentas digitais
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 500 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão dispostos em círculo para a apresentação e discussão do tema.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
Os alunos exploram como os astronautas vivem e trabalham no espaço.
Ferramentas e recursos:
Recursos e ferramentas digitais
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 500 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão dispostos em pequenos grupos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
Os alunos planeiam e constroem uma base habitável para astronautas.
Ferramentas e recursos:
Ferramentas digitais e material de desgaste
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 500 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão dispostos em pequenos grupos de trabalho
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Os alunos compartilham as suas descobertas e aprendizagens com a comunidade escolar.
Ferramentas e recursos:
Ferramentas digitais entre outros
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 500 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Cada pequeno grupo apresenta o seu trabalho à comunidade escolar
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)