Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
2000 minutos

>

Projeto Exploradores do Espaço

1º Ciclo

Helena Jesus / 11-07-2025


Descrição / Síntese:

No projeto Exploradores do Espaço pretende-se apresentar o tema e despertar a curiosidade sobre o espaço e o nosso sistema solar.
Posteriormente explorar como os astronautas vivem e trabalham no espaço e ainda a importância da comunicação e tecnologia.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Localizar o planeta Terra no Sistema Solar, representando o de diversas formas
> Utilizar diversos processos para referenciar os pontos cardeais (posição do Sol, bússola, estrela polar), na orientação, localização e deslocação à superfície da Terra.
> Identificar objetos tecnológicos (analógicos e digitais), utilizados no passado e no presente, relacionando-os com os materiais utilizados no seu fabrico, para constatar permanências e evoluções.
> Reconhecer a importância da evolução tecnológica para a evolução da sociedade, relacionando objetos, equipamentos e soluções tecnológicas com diferentes necessidades e problemas do quotidiano
> Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.
> Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.
> Distinguir entre factos e opiniões, informação implícita e explícita, essencial e acessório, denotação e conotação.
> Planear, produzir e avaliar discursos orais breves, com vocabulário variado e frases complexas, individualmente ou em grupo
> Escrever relatos (com situação inicial, peripécias e conclusão), com descrição e relato do discurso das personagens, representado por meio de discurso direto e de discurso indireto.
> Utilizar processos de planificação, textualização e revisão, realizados de modo individual e/ou em grupo.
> Definir quais os dados a recolher num estudo e onde devem ser recolhidos (fontes primárias ou secundárias)
> Integrar a linguagem das artes visuais, assim como várias técnicas de expressão (pintura; desenho – incluindo esboços, esquemas, e itinerários; técnica mista; assemblage; land´art; escultura; maqueta; fotografia, entre outras) nas suas experimentações: físicas e/ou digitais.
> Trabalhar vocabulário específico em inglês relacionado com o tema.
> Planificar estratégias de investigação e pesquisa a realizar online

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
500 MINUTOS
Missão Espacial – Introdução e Exploração do Sistema Solar

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor apresenta o tema e despertar a curiosidade sobre o espaço.


Ferramentas e recursos:

Ferramentas digitais


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 500 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão dispostos em círculo para a apresentação e discussão do tema.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
500 MINUTOS
Astronautas em Ação – Vida no Espaço

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

Os alunos exploram como os astronautas vivem e trabalham no espaço.


Ferramentas e recursos:

Recursos e ferramentas digitais


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 500 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão dispostos em pequenos grupos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
500 MINUTOS
Rumo a Marte – Construindo uma Base Espacial

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Os alunos planeiam e constroem uma base habitável para astronautas. 


Ferramentas e recursos:

Ferramentas digitais e material de desgaste


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 500 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão dispostos em pequenos grupos de trabalho

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
500 MINUTOS
Apresentação da Missão – Mostra Científica

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Os alunos compartilham as suas descobertas e aprendizagens com a comunidade escolar. 


Ferramentas e recursos:

Ferramentas digitais entre outros


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 500 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Cada pequeno grupo apresenta o seu trabalho à comunidade escolar

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top