>
3º Ciclo
Sara Rocha / 10-07-2025
Descrição / Síntese:
Este cenário de aprendizagem promove uma abordagem inclusiva e integrada do currículo de Matemática, Ciências Físico-Naturais e TIC, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da empatia e da inclusão de colegas com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Através da recolha e análise de dados sobre acessibilidade e convivência escolar, e com recurso a ferramentas digitais, os alunos vão refletir criticamente sobre a diversidade presente na sua escola e propor soluções práticas para torná-la mais inclusiva.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Física ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Psicologia ; Química
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Observação da escola e identificação de barreiras à inclusão.
- Recolha de dados com questionário aplicado à comunidade educativa.
- Estudo científico das NEE em CFN.
- Tratamento e análise dos dados em Matemática.
- Criação de produtos digitais em TIC (infográficos, apresentações, vídeos).
- Apresentação dos resultados em exposição final.
Ferramentas e recursos:
computador
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Este cenário de aprendizagem promove uma abordagem inclusiva e integrada do currículo de Matemática, Ciências Físico-Naturais e TIC, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da empatia e da inclusão de colegas com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Através da recolha e análise de dados sobre acessibilidade e convivência escolar, e com recurso a ferramentas digitais, os alunos vão refletir criticamente sobre a diversidade presente na sua escola e propor soluções práticas para torná-la mais inclusiva.
Ferramentas e recursos:
computador
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
sala
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)