Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

>

Fomentar a aprendizagem integrada de conteúdos curriculares das disciplinas envolvidas, desenvolvendo simultaneamente uma cultura de inclusão e respeito pela diversidade, com especial atenção à realidade dos colegas com necessidades educativas especiais e síndromes limitadoras.

3º Ciclo

Sara Rocha / 10-07-2025


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem promove uma abordagem inclusiva e integrada do currículo de Matemática, Ciências Físico-Naturais e TIC, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da empatia e da inclusão de colegas com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Através da recolha e análise de dados sobre acessibilidade e convivência escolar, e com recurso a ferramentas digitais, os alunos vão refletir criticamente sobre a diversidade presente na sua escola e propor soluções práticas para torná-la mais inclusiva.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Física ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Psicologia ; Química


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Matemática: – Recolher e organizar dados estatísticos. – Representar dados em tabelas e gráficos. – Calcular médias, frequências e percentagens. Ciências Físico-Naturais: – Funcionamento do corpo humano. – Compreensão de síndromes e condições neurológicas comuns. – Promoção da saúde e do bem-estar. TIC: – Utilização de folhas de cálculo e ferramentas de apresentação digital. – Produção de infográficos e apresentações multimédia. – Utilização ética e responsável da tecnologia.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
100 MINUTOS
A Escola Somos Todos Nós – Conhecer para Incluir

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Observação da escola e identificação de barreiras à inclusão.

  1. Recolha de dados com questionário aplicado à comunidade educativa.
  2. Estudo científico das NEE em CFN.
  3. Tratamento e análise dos dados em Matemática.
  4. Criação de produtos digitais em TIC (infográficos, apresentações, vídeos).
  5. Apresentação dos resultados em exposição final.


Ferramentas e recursos:

computador


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
100 MINUTOS
A Escola Somos Todos Nós – Conhecer para Incluir

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Este cenário de aprendizagem promove uma abordagem inclusiva e integrada do currículo de Matemática, Ciências Físico-Naturais e TIC, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da empatia e da inclusão de colegas com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Através da recolha e análise de dados sobre acessibilidade e convivência escolar, e com recurso a ferramentas digitais, os alunos vão refletir criticamente sobre a diversidade presente na sua escola e propor soluções práticas para torná-la mais inclusiva.


Ferramentas e recursos:

computador


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

sala

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top