Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
500 minutos

>

Primeiros passos , grandes laços

1º Ciclo

maria coelho / 10-07-2025


Descrição / Síntese:

É um projeto que promove a ligação entre a escola e toda a comunidade, especialmente pensado para a primeira semana de aulas.
Consiste em diversas atividades promotoras do desenvolvimento pessoal e social, através do envolvimento de entidades locais e comunidade envolvente.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Mostrar às crianças os papeis essenciais na Comunidade
> -Valorizar a oralidade e a história local
> – Desenvolver competências e fortalecer o envolvimento familiar
> -Criar um símbolo coletivo de união e início de ciclo
> -Promover a identidade coletiva

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
500 MINUTOS
Primeiros passos, grandes laços

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

1-Visita de profissionais da comunidade (Polícia, Bombeiros, enfermeiros, veterinários, entre outros)

Conversa com os alunos, demonstrações simples das suas funções e partilha de curiosidades.

2- A minha terra conta-me histórias (idosos do lar local, membros da comunidade sénior e biblioteca escolar)

Sessões de leitura, contadores de histórias e/ou partilha de memórias antigas da cidade

3- Oficinas temáticas com pais e voluntários

Pequenas oficinas: culinária, jardinagem, pintura, costura, danças e cantares 

4- Árvore de boas vindas – toda a comunidade escolar e local

Cada família/alunos contribui com uma folha para uma árvore simbólica, com desejos para o novo ano letivo

5- Painel “Quem somos nós”- famílias e entidades locais

Criar um mural com fotos, desenhos ou objetos que representem a comunidade escolar e local

 

 

 


Ferramentas e recursos:

  • Associações locais
  • máquina fotográfica
  • diversos materiais indicado pelos intervenientes 
  • sistema de som


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 500 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A atividade desenvolver-se-á no espaço escolar e na comunidade envolvente

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top