>
1º Ciclo
Susana Marques / 10-07-2025
Descrição / Síntese:
Promoção da ligação entre a escola e toda a comunidade, especialmente a pensar na primeira semana de aulas.
Atividades diversas promotoras do desenvolvimento pessoal e social através do envolvimento de entidades locais e comunidade envolvente.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
1-Visita de profissionais da comunidade (polícia, bombeiro, enfermeiro, carpinteiro,…)
2-A minha terre conta-me histórias (Envolvimentos dos idosos do lar local, membros da comunidade sénior e biblioteca local)
Sessões de leitura, contadores de histórias e/ou partilha de memórias antigas da cidade.
3-Oficinas temáticas com pais e voluntários.
Pequenas oficinas (culinária, jardinagem, pintura, costura, danças e cantares).
4-Árvore de boas vindas (toda a comunidade escolar e local).
Cada família/aluno contribui com uma folha para uma árvore simbólica, com desejos para o novo ano letivo.
5-Painel “Quem somos nós?” – envolvimento das famílias e entidades locais.
Criar um mural com fotos, desenhos ou objetos representativos da comunidade escolar e local.
Ferramentas e recursos:
Material audiovisual
Sistema de som
Material de expressões
Associações locais
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 500 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço escolar e comunidade envolvente
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)