Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
500 minutos

>

Primeiros passos, grandes laços

1º Ciclo

Susana Marques / 10-07-2025


Descrição / Síntese:

Promoção da ligação entre a escola e toda a comunidade, especialmente a pensar na primeira semana de aulas.
Atividades diversas promotoras do desenvolvimento pessoal e social através do envolvimento de entidades locais e comunidade envolvente.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Mostrar às crianças os papéis essênciais na comunidade.
> Valorizar a oralidade e a história local.
> Desenvolver competências e fortalecer o envolvimento familiar.
> Criar um símbolo coletivo de união e início de ciclo.
> Promover a coletividade coletiva.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
500 MINUTOS
Primeiros passos, grandes laços

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

1-Visita de profissionais da comunidade (polícia, bombeiro, enfermeiro, carpinteiro,…)

2-A minha terre conta-me histórias (Envolvimentos dos idosos do lar local, membros da comunidade sénior e biblioteca local)

   Sessões de leitura, contadores de histórias e/ou partilha de memórias antigas da cidade.

3-Oficinas temáticas com pais e voluntários.

    Pequenas oficinas (culinária, jardinagem, pintura, costura, danças e cantares).

4-Árvore de boas vindas (toda a comunidade escolar e local).

   Cada família/aluno contribui com uma folha para uma árvore simbólica, com desejos para o novo ano letivo.

5-Painel “Quem somos nós?” – envolvimento das famílias e entidades locais.

   Criar um mural com fotos, desenhos ou objetos representativos da comunidade escolar e local.


Ferramentas e recursos:

Material audiovisual

Sistema de som

Material de expressões

Associações locais


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 500 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Espaço escolar e comunidade envolvente

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top