>
1º Ciclo
Patrícia Belo / 10-07-2025
Descrição / Síntese:
Através da robótica, pretendemos integrar e valorizar a interdisciplinaridade nas várias áreas do 1º Ciclo, com especial enfoque em Literacias
Digitais, Matemática e Estudo do Meio. As atividades desenvolvidas com os robots abordarão de forma contextualizada temas diversificados do Estudo do Meio, como a proteção do meio ambiente, os seres vivos, os meios de orientação e localização, e os objetos e materiais. Na Matemática, os alunos explorarão conceitos como números, geometria, medidas e muito mais. Estas atividades, além de lúdicas, são projetadas para estimular o desenvolvimento de noções básicas de programação e promover a interação com robots, facilitando a aquisição de competências essenciais, como o pensamento computacional, a resolução de problemas e a criatividade.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Expressão Físico-Motora ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Visualização de um vídeo sobre programação e robótica.
Debate.
Ferramentas e recursos:
Vídeo Motivacional/Projetor/Computador
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Organização da sala em grupos de trabalho
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor propõe aos alunos uma atividade no exterior da sala de aula, jogo “Caça ao Tesouro”. A cada Equipa será distribuído um “Mapa do Tesouro” que apresenta uma visão de um espaço (quadrado) no pátio da escola, as coordenadas e o percurso que cada equipa deverá fazer para descobrir o seu tesouro.
Ferramentas e recursos:
Mapa do Tesouro com coordenadas e percurso/Fita de identificação dos grupos/Tesouro (baú)/Giz para delinear o quadrado
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço Exterior (pátio).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Criação de Forms (questionário de autoavaliação) a aplicado a todos os alunos.
Ferramentas e recursos:
Computador
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Apresentação pelos grupos das estratégias utilizadas para chegar ao Tesouro, como por exemplo, quais os itinerários utilizados usando vocabulário adequado.
Ferramentas e recursos:
não se aplica
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 25 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)