Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

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Pensamento Computacional: “Explorando o Mundo com Programação”

1º Ciclo

Patrícia Belo / 10-07-2025


Descrição / Síntese:

Através da robótica, pretendemos integrar e valorizar a interdisciplinaridade nas várias áreas do 1º Ciclo, com especial enfoque em Literacias
Digitais, Matemática e Estudo do Meio. As atividades desenvolvidas com os robots abordarão de forma contextualizada temas diversificados do Estudo do Meio, como a proteção do meio ambiente, os seres vivos, os meios de orientação e localização, e os objetos e materiais. Na Matemática, os alunos explorarão conceitos como números, geometria, medidas e muito mais. Estas atividades, além de lúdicas, são projetadas para estimular o desenvolvimento de noções básicas de programação e promover a interação com robots, facilitando a aquisição de competências essenciais, como o pensamento computacional, a resolução de problemas e a criatividade.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Expressão Físico-Motora ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> • Desenvolver habilidades de pensamento lógico e sequencial, decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e abstração.
> • Realizar tarefas específicas através da identificação de problemas, testando soluções e fazendo os ajustes necessários.
> • Estimular a imaginação e a criatividade dos alunos, incentivando a exploração de diferentes abordagens para resolver um mesmo desafio.
> • Promover relações interpessoais, comunicação eficaz, trabalho colaborativo e cidadania digital.
> • Desenvolver o pensamento crítico, por meio da análise, do questionamento, do levantamento de hipóteses e da seleção de soluções adequadas.
> • Fomentar atitudes inclusivas e de interajuda, criando um ambiente de aprendizagem acolhedor e cooperativo.
> • Incentivar uma aprendizagem baseada na experimentação, na prática e na exploração ativa.
> • Proporcionar aprendizagens significativas, envolventes e motivadoras para os alunos.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
15 MINUTOS
Explorando o Mundo com Programação

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Visualização de um vídeo sobre programação e robótica. 

Debate.


Ferramentas e recursos:

Vídeo Motivacional/Projetor/Computador


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Organização da sala em grupos de trabalho

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
45 MINUTOS
Explorando o Mundo com Programação – Caça ao Tesouro

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor propõe aos alunos uma atividade no exterior da sala de aula, jogo “Caça ao Tesouro”. A cada Equipa será distribuído um “Mapa do Tesouro” que apresenta uma visão de um espaço (quadrado) no pátio da escola, as coordenadas e o percurso que cada equipa deverá fazer para descobrir o seu tesouro.


Ferramentas e recursos:

Mapa do Tesouro com coordenadas e percurso/Fita de identificação dos grupos/Tesouro (baú)/Giz para delinear o quadrado


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Espaço Exterior (pátio).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
15 MINUTOS
Explorando o Mundo com Programação – Caça ao Tesouro

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Criação de Forms (questionário de autoavaliação) a aplicado a todos os alunos.


Ferramentas e recursos:

Computador


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
25 MINUTOS
Explorando o Mundo com Programação

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Apresentação pelos grupos das estratégias utilizadas para chegar ao Tesouro, como por exemplo, quais os itinerários utilizados usando vocabulário adequado. 


Ferramentas e recursos:

não se aplica


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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