>
1º Ciclo
Marlene Vieira / 09-07-2025
Descrição / Síntese:
Neste cenário de aprendizagem dinâmico e colaborativo, os alunos são transformados em especialistas de uma “Agência de Saúde” com uma missão crucial: desvendar os segredos do corpo humano e comunicar suas descobertas ao público. O projeto é construído sobre uma situação-problema envolvente, na qual os alunos devem criar uma campanha de conscientização para explicar como os sistemas respiratório, circulatório, digestivo e excretor funcionam de maneira integrada.
O grande diferencial deste projeto é o foco na interdependência sistémica. Em vez de estudar cada sistema de forma isolada, os alunos são desafiados a entender e demonstrar como eles colaboram incessantemente. Eles investigam como os nutrientes da digestão e o oxigênio da respiração são distribuídos pelo sistema circulatório e como os resíduos metabólicos são coletados e eliminados pelos sistemas excretor e respiratório, tratando o corpo como uma máquina complexa e unificada.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Debater o assunto, como Agentes da Saúde.
Ferramentas e recursos:
Quadro para debate de ideias.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
-
Apresentação da Missão: O professor apresenta a situação-problema e os objetivos do projeto.
-
Formação das Equipes: A turma é dividida em grupos de 4-5 alunos, que serão as “Agências de Saúde”.
-
Brainstorming Inicial: Cada agência discute o que já sabe sobre o tema e o que precisa descobrir para cumprir a missão. Eles criam um plano de trabalho inicial, definindo papéis (ex: pesquisador-chefe de cada sistema, diretor de criação, etc.).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Pesquisa e dialogo de ideias para apresentação dos resultados.
Ferramentas e recursos:
Computador para construir um mapa mental.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 120 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
-
Pesquisa Guiada: Cada agência mergulha na pesquisa dos quatro sistemas. O professor pode orientar a pesquisa com perguntas-chave:
-
Digestivo: Qual o caminho do alimento? Onde os nutrientes são absorvidos? Para onde eles vão?
-
Respiratório: Qual o caminho do ar? Onde ocorre a troca de gases? O que acontece com o oxigênio?
-
Circulatório: Como o sangue transporta oxigênio e nutrientes? Qual o papel do coração e dos vasos sanguíneos nessa “entrega”?
-
Excretor: Como o sangue é “limpo”? Quais substâncias são filtradas pelos rins e eliminadas na urina?
-
-
Foco na Conexão: O ponto crucial desta fase é a pesquisa sobre a integração. Os alunos devem criar mapas conceituais ou diagramas que mostrem as ligações entre os sistemas. Exemplo: um diagrama mostrando um sanduíche (digestivo) sendo digerido, os nutrientes caindo no sangue (circulatório), que também recebe oxigênio dos pulmões (respiratório) e leva tudo para uma célula muscular, que por sua vez libera gás carbônico e outras excretas que serão removidas (circulatório -> respiratório/excretor).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos criam as suas aprendizagens construindo maquetes em vários suportes.
Ferramentas e recursos:
Computadores, diversos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 120 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
-
Definição do Formato: Com base na pesquisa, cada agência decide qual será o formato da sua campanha. As opções podem incluir:
-
Kit de Pôsteres Interativos: Com abas que revelam informações e QR Codes que levam a vídeos curtos.
-
Maquete 3D Gigante: Uma maquete do tronco humano onde eles possam apontar os órgãos e usar fios de lã coloridos para mostrar as conexões (ex: fio vermelho para sangue oxigenado, azul para venoso, amarelo para nutrientes, verde para resíduos).
-
Canal no YouTube/TikTok: Uma série de vídeos curtos e dinâmicos explicando cada sistema e sua integração, simulando uma “viagem pelo corpo humano”.
-
Podcast “Corpo em Ação”: Episódios de áudio entrevistando “especialistas” (os próprios alunos) sobre como cuidar do corpo.
-
-
Produção: As agências trabalham na criação do seu material, escrevendo roteiros, desenhando, gravando vídeos, construindo a maquete, etc. O professor atua como um consultor, tirando dúvidas e garantindo a precisão científica.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Feira
Descrição da atividade:
Realizar um feira de abordagem ao tema.
Ferramentas e recursos:
Tablets, computadores para a apresentação e votação.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 120 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
-
presentação Final: As agências montam seus estandes na “Feira de Saúde: Missão Corpo Humano”.
-
Interação: Eles apresentam suas campanhas para outras turmas, professores e, se possível, para os pais. O objetivo é ensinar o que aprenderam de forma interativa.
-
Avaliação pelos Pares: Os visitantes podem votar na campanha mais criativa ou mais clara.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)