Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
420 minutos

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Agência de Saúde: Missão Corpo Humano

1º Ciclo

Marlene Vieira / 09-07-2025


Descrição / Síntese:

Neste cenário de aprendizagem dinâmico e colaborativo, os alunos são transformados em especialistas de uma “Agência de Saúde” com uma missão crucial: desvendar os segredos do corpo humano e comunicar suas descobertas ao público. O projeto é construído sobre uma situação-problema envolvente, na qual os alunos devem criar uma campanha de conscientização para explicar como os sistemas respiratório, circulatório, digestivo e excretor funcionam de maneira integrada.
O grande diferencial deste projeto é o foco na interdependência sistémica. Em vez de estudar cada sistema de forma isolada, os alunos são desafiados a entender e demonstrar como eles colaboram incessantemente. Eles investigam como os nutrientes da digestão e o oxigênio da respiração são distribuídos pelo sistema circulatório e como os resíduos metabólicos são coletados e eliminados pelos sistemas excretor e respiratório, tratando o corpo como uma máquina complexa e unificada.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar os principais órgãos dos sistemas respiratório, circulatório, digestivo e excretor.
> Identificar os principais órgãos dos sistemas respiratório, circulatório, digestivo e excretor.
> Explicar a interdependência entre os quatro sistemas
> Relacionar hábitos de vida saudáveis (dieta, exercício) com o bom funcionamento integrado dos sistemas.
> Realizar pesquisas em fontes confiáveis (livros, sites, vídeos).
> Trabalhar de forma colaborativa em equipe, dividindo tarefas e responsabilidades.
> Organizar e sintetizar informações complexas.
> Criar materiais de comunicação visual e/ou digital (pôsteres, vídeos, maquetes, apresentações).
> Comunicar ideias científicas de forma clara e acessível para um público leigo.
> Valorizar a complexidade e a beleza do corpo humano.
> Desenvolver um senso de responsabilidade pela própria saúde e bem-estar.
> Praticar a escuta ativa e o respeito às opiniões dos colegas.
> Exercer a criatividade e o pensamento crítico na resolução de problemas.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
60 MINUTOS
Formando as Agências (1ª Semana)

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Debater o assunto, como Agentes da Saúde.


Ferramentas e recursos:

Quadro para debate de ideias.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  • Apresentação da Missão: O professor apresenta a situação-problema e os objetivos do projeto.

  • Formação das Equipes: A turma é dividida em grupos de 4-5 alunos, que serão as “Agências de Saúde”.

  • Brainstorming Inicial: Cada agência discute o que já sabe sobre o tema e o que precisa descobrir para cumprir a missão. Eles criam um plano de trabalho inicial, definindo papéis (ex: pesquisador-chefe de cada sistema, diretor de criação, etc.).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
120 MINUTOS
A Investigação (2ª e 3ª Semanas)

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Pesquisa e dialogo de ideias para apresentação dos resultados.


Ferramentas e recursos:

Computador para construir um mapa mental.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  • Pesquisa Guiada: Cada agência mergulha na pesquisa dos quatro sistemas. O professor pode orientar a pesquisa com perguntas-chave:

    • Digestivo: Qual o caminho do alimento? Onde os nutrientes são absorvidos? Para onde eles vão?

    • Respiratório: Qual o caminho do ar? Onde ocorre a troca de gases? O que acontece com o oxigênio?

    • Circulatório: Como o sangue transporta oxigênio e nutrientes? Qual o papel do coração e dos vasos sanguíneos nessa “entrega”?

    • Excretor: Como o sangue é “limpo”? Quais substâncias são filtradas pelos rins e eliminadas na urina?

  • Foco na Conexão: O ponto crucial desta fase é a pesquisa sobre a integração. Os alunos devem criar mapas conceituais ou diagramas que mostrem as ligações entre os sistemas. Exemplo: um diagrama mostrando um sanduíche (digestivo) sendo digerido, os nutrientes caindo no sangue (circulatório), que também recebe oxigênio dos pulmões (respiratório) e leva tudo para uma célula muscular, que por sua vez libera gás carbônico e outras excretas que serão removidas (circulatório -> respiratório/excretor).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
120 MINUTOS
A Criação da Campanha (4ª e 5ª Semanas)

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos criam as suas aprendizagens construindo maquetes em vários suportes.


Ferramentas e recursos:

Computadores,  diversos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  • Definição do Formato: Com base na pesquisa, cada agência decide qual será o formato da sua campanha. As opções podem incluir:

    • Kit de Pôsteres Interativos: Com abas que revelam informações e QR Codes que levam a vídeos curtos.

    • Maquete 3D Gigante: Uma maquete do tronco humano onde eles possam apontar os órgãos e usar fios de lã coloridos para mostrar as conexões (ex: fio vermelho para sangue oxigenado, azul para venoso, amarelo para nutrientes, verde para resíduos).

    • Canal no YouTube/TikTok: Uma série de vídeos curtos e dinâmicos explicando cada sistema e sua integração, simulando uma “viagem pelo corpo humano”.

    • Podcast “Corpo em Ação”: Episódios de áudio entrevistando “especialistas” (os próprios alunos) sobre como cuidar do corpo.

  • Produção: As agências trabalham na criação do seu material, escrevendo roteiros, desenhando, gravando vídeos, construindo a maquete, etc. O professor atua como um consultor, tirando dúvidas e garantindo a precisão científica.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
120 MINUTOS
A Feira de Saúde (6ª Semana)

Estratégias de aprendizagem ativa: Feira


Descrição da atividade:

Realizar um feira de abordagem ao tema.


Ferramentas e recursos:

Tablets, computadores para a apresentação e votação.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  • presentação Final: As agências montam seus estandes na “Feira de Saúde: Missão Corpo Humano”.

  • Interação: Eles apresentam suas campanhas para outras turmas, professores e, se possível, para os pais. O objetivo é ensinar o que aprenderam de forma interativa.

  • Avaliação pelos Pares: Os visitantes podem votar na campanha mais criativa ou mais clara.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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