Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
400 minutos

>

Migrantes: fazedores do mundo…

3º Ciclo

Elsa Costa / 11-07-2025


Descrição / Síntese:

Ao longo dos tempos Portugal interagiu com vários povos e culturas moldando aquilo que hoje somos.
Cada vez mais a comunidade escolar integra alunos de outras nacionalidades oriundos de diversas partes do mundo. Compete à escola promover a interação entre diferentes culturas, criar novas formas de convivência e compreender os migrantes como agentes de mudança
Neste cenário, os alunos são desafiados a recolher informação e a divulgar para melhor integrar através da realização de um podcast.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Fomentar a cooperação entre povos e culturas, que coexistem no mesmo território

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
50 MINUTOS
Conhecer-te para nos conhecermos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos em grupo , e com base nos dados recolhidos nos serviços administrativos, fazem um levantamento do nº de alunos de outras  nacionalidades no agrupamento e analisam os dados recolhidos. Cada grupo sugere questões que possam ser pertinentes para elaboração de um questionário no google forms

 


Ferramentas e recursos:

Listas recolhidas nos serviços administrativos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala de aula organizada para trabalho de grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
Conhecer-te para nos conhecermos

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida


Descrição da atividade:

 Com base nos dados apresentados no Google Forms, o grupo interage com o conteúdo apresentado.

Aplica-o e mais tarde analisa os resultados.


Ferramentas e recursos:

Computador 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala de aula organizada para trabalho de grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
100 MINUTOS
Conhecer-te para nos conhecermos

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida


Descrição da atividade:

 Preparação das entrevistas a realizar e seleção dos entrevistados.

Cada grupo seleciona  um candidato e  prepara uma entrevista

 


Ferramentas e recursos:

Computador


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala de aula disposta para trabalho de grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
100 MINUTOS
Conhecer-te para nos conhecermos

Estratégias de aprendizagem ativa: Podcast


Descrição da atividade:

 Gravação das entrevistas na sala LED- criação do Podcast

 


Ferramentas e recursos:

Câmara de vídeo

Microfone

Computador

Outros materiais necessários para as gravações


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala LED

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
Conhecer-te para nos conhecermos

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

No auditório da escola os alunos apresentam o Podcast realizado


Ferramentas e recursos:

Projetor e computador


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grande grupo no auditório

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
50 MINUTOS
Conhecer-te para nos conhecermos

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Os alunos, em grupo,  fazem a sua autoavaliação num google forms partilhado pelo professor.


Ferramentas e recursos:

Computador- Google Forms


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em sala de aula disposta para trabalho de grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top