>
3º Ciclo
Elsa Costa / 11-07-2025
Descrição / Síntese:
Ao longo dos tempos Portugal interagiu com vários povos e culturas moldando aquilo que hoje somos.
Cada vez mais a comunidade escolar integra alunos de outras nacionalidades oriundos de diversas partes do mundo. Compete à escola promover a interação entre diferentes culturas, criar novas formas de convivência e compreender os migrantes como agentes de mudança
Neste cenário, os alunos são desafiados a recolher informação e a divulgar para melhor integrar através da realização de um podcast.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos em grupo , e com base nos dados recolhidos nos serviços administrativos, fazem um levantamento do nº de alunos de outras nacionalidades no agrupamento e analisam os dados recolhidos. Cada grupo sugere questões que possam ser pertinentes para elaboração de um questionário no google forms
Ferramentas e recursos:
Listas recolhidas nos serviços administrativos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala de aula organizada para trabalho de grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida
Descrição da atividade:
Com base nos dados apresentados no Google Forms, o grupo interage com o conteúdo apresentado.
Aplica-o e mais tarde analisa os resultados.
Ferramentas e recursos:
Computador
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala de aula organizada para trabalho de grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida
Descrição da atividade:
Preparação das entrevistas a realizar e seleção dos entrevistados.
Cada grupo seleciona um candidato e prepara uma entrevista
Ferramentas e recursos:
Computador
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala de aula disposta para trabalho de grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Podcast
Descrição da atividade:
Gravação das entrevistas na sala LED- criação do Podcast
Ferramentas e recursos:
Câmara de vídeo
Microfone
Computador
Outros materiais necessários para as gravações
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala LED
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
No auditório da escola os alunos apresentam o Podcast realizado
Ferramentas e recursos:
Projetor e computador
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grande grupo no auditório
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Os alunos, em grupo, fazem a sua autoavaliação num google forms partilhado pelo professor.
Ferramentas e recursos:
Computador- Google Forms
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em sala de aula disposta para trabalho de grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)