>
Educação Pré-Escolar
Rosinda Ramalho / 09-07-2025
Descrição / Síntese:
Este projeto envolve todas as salas do Pré-escolar do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício e quatro salas de mais quatro países (Espanha, Itália, Suécia e Croácia).
Pretendemos, sobretudo, explorar a Área das Ciências de forma articulada, permitindo mobilizar aprendizagens de todas as outras áreas.
Este cenário vai decorrer ao longo de duas semanas e cada sala vai apresentar a sua atividade às restantes salas, em cada dia.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Conhecimento do Mundo ; Formação Pessoal e Social ; Linguagem oral e abordagem à escrita ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
A atividade tem início com o Acolhimento, aproveitando a canção do “Bom dia” para a apresentação das crianças e dos adultos.
A educadora/criança apresenta a experiência aos outros grupos, indicando o nome da mesma. De seguida, o grupo explora os diferentes materiais e realiza a experiência. Posteriormente, será preenchida uma grelha de registo pelas crianças.
Relativamente à avaliaçao, com recurso ao Padlet, será criado um portefólio com todo o trabalho desenvolvido a ser partilhado com a Comunidade escolar e as Famílias.
Ferramentas e recursos:
- Recursos materiais (necessários para a realizaçao de cada experiência);
- Recursos tecnológicos (computador, projetor, tela e internet).
Quanto às ferramentas utilizadas:
- Twinspace para partilha dos materiais e grelhas;
- Ebook/Padlet para partilha das experiências/fotos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Tendo em conta que a atividade decorre na sala de aula, mas num espaço virtual (sala online), o grupo está em pé com a disposiçao das mesas em forma de U.