Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
90 minutos

>

Pequenos Cientistas

Educação Pré-Escolar

Rosinda Ramalho / 09-07-2025


Descrição / Síntese:

Este projeto envolve todas as salas do Pré-escolar do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício e quatro salas de mais quatro países (Espanha, Itália, Suécia e Croácia).
Pretendemos, sobretudo, explorar a Área das Ciências de forma articulada, permitindo mobilizar aprendizagens de todas as outras áreas.
Este cenário vai decorrer ao longo de duas semanas e cada sala vai apresentar a sua atividade às restantes salas, em cada dia.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Conhecimento do Mundo ; Formação Pessoal e Social ; Linguagem oral e abordagem à escrita ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Incentivar a experimentação e a pesquisa.
> Fomentar a curiosidade e o interesse por explorar, questionar, descobrir e comprender.
> Promover o trabalho colaborativo entre as Escolas Europeias, com recurso às TIC.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
90 MINUTOS
Ciência ativa

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

A atividade tem início com o Acolhimento, aproveitando a canção do “Bom dia” para a apresentação das crianças e dos adultos.

A educadora/criança apresenta a experiência aos outros grupos, indicando o nome da mesma. De seguida, o grupo explora os diferentes materiais e realiza a experiência. Posteriormente, será preenchida uma grelha de registo pelas crianças.

Relativamente à avaliaçao, com recurso ao Padlet, será criado um portefólio com todo o trabalho desenvolvido a ser partilhado com a Comunidade escolar e as Famílias.

 


Ferramentas e recursos:

  • Recursos materiais (necessários para a realizaçao de cada experiência);
  • Recursos tecnológicos (computador, projetor, tela e internet).

Quanto às ferramentas utilizadas:

  • Twinspace para partilha dos materiais e grelhas;
  • Ebook/Padlet para partilha das experiências/fotos.

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Tendo em conta que a atividade decorre na sala de aula, mas num espaço virtual (sala online), o  grupo está em pé com a disposiçao das mesas em forma de U. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

internacionaliza__o.jpg

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top