Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
180 minutos

>

“Sustainable Cities – Building a Better Future”

3º Ciclo

Sónia Crujo / 08-07-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos são desafiados a imaginar e projetar uma cidade sustentável do futuro, integrando conhecimentos de várias disciplinas. Trabalham em grupos para pesquisar, planear e apresentar propostas inovadoras que contribuam para um ambiente urbano mais sustentável, inclusivo e inteligente.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender e usar vocabulário específico relacionado com temas como ambiente, cidadania, urbanismo e sustentabilidade.
> Compreender textos orais e escritos (vídeos, artigos, folhetos) sobre problemas ambientais e soluções sustentáveis.
> Produzir textos escritos e orais (apresentações, brochuras, vídeos) adequados ao contexto comunicativo e ao público-alvo.
> Utilizar estruturas gramaticais adequadas (futuros, condicionais, modais) para exprimir hipóteses, sugestões e propostas.
> Desenvolver atitudes de cidadania ativa, colaborando em projetos que visem um mundo mais sustentável.
> Mobilizar estratégias de comunicação, recorrendo a diferentes suportes e ferramentas digitais.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
180 MINUTOS
Designing a Sustainable City – Creating a Better Future Together

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos idealizam e projetam uma cidade do futuro, propondo soluções inovadoras e sustentáveis para problemas reais, através de maquetes, apresentações multimédia e materiais gráficos.

Trabalho em grupo com divisão de tarefas e papéis distintos (designer, pesquisador, orador, técnico), promovendo interdependência positiva e responsabilidade coletiva.

Produção e apresentação de conteúdos orais e escritos em diferentes línguas, incluindo apresentações, folhetos e vídeos, com foco na clareza, propósito comunicativo e público-alvo.

Análise de problemas ambientais e sociais urbanos, avaliação de fontes de informação, comparação de soluções sustentáveis e tomada de decisões fundamentadas no projeto final.


Ferramentas e recursos:

Computadores portáteis ou tablets (acesso à internet para pesquisa e criação de conteúdos)

Quadro interativo ou projetor multimédia

Google Drive / Docs / Slides – organização do trabalho colaborativo online

Canva / Genially – para criação de brochuras, cartazes ou vídeos promocionais

Google Maps / Earth – exploração de cidades reais e localização da cidade sustentável

Padlet / Jamboard – brainstorming e partilha de ideias visuais

Ferramentas de vídeo (ex.: Clipchamp, Canva Video, PowerPoint) – edição e montagem dos vídeos de apresentação

Cartolinas, papel kraft, papel A3, marcadores, cola, tesouras – para produção de cartazes e protótipos manuais

Materiais reciclados – para construção de maquetes sustentáveis (rolos de papel, embalagens, tampas, etc.)

Guiões impressos de trabalho – com tarefas por grupo, cronogramas e critérios de avaliação

Rubricas de avaliação – autoavaliação e coavaliação do desempenho individual e coletivo


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Organização flexível para favorecer o trabalho colaborativo. As mesas são dispostas em ilhas/grupos, promovendo a comunicação e a cooperação entre os alunos. O espaço é dinamizado com momentos de investigação, criação, discussão e apresentação, podendo ser complementado com idas pontuais à biblioteca ou laboratório, caso necessário.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top