>
3º Ciclo
Sónia Crujo / 08-07-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos são desafiados a imaginar e projetar uma cidade sustentável do futuro, integrando conhecimentos de várias disciplinas. Trabalham em grupos para pesquisar, planear e apresentar propostas inovadoras que contribuam para um ambiente urbano mais sustentável, inclusivo e inteligente.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos idealizam e projetam uma cidade do futuro, propondo soluções inovadoras e sustentáveis para problemas reais, através de maquetes, apresentações multimédia e materiais gráficos.
Trabalho em grupo com divisão de tarefas e papéis distintos (designer, pesquisador, orador, técnico), promovendo interdependência positiva e responsabilidade coletiva.
Produção e apresentação de conteúdos orais e escritos em diferentes línguas, incluindo apresentações, folhetos e vídeos, com foco na clareza, propósito comunicativo e público-alvo.
Análise de problemas ambientais e sociais urbanos, avaliação de fontes de informação, comparação de soluções sustentáveis e tomada de decisões fundamentadas no projeto final.
Ferramentas e recursos:
Computadores portáteis ou tablets (acesso à internet para pesquisa e criação de conteúdos)
Quadro interativo ou projetor multimédia
Google Drive / Docs / Slides – organização do trabalho colaborativo online
Canva / Genially – para criação de brochuras, cartazes ou vídeos promocionais
Google Maps / Earth – exploração de cidades reais e localização da cidade sustentável
Padlet / Jamboard – brainstorming e partilha de ideias visuais
Ferramentas de vídeo (ex.: Clipchamp, Canva Video, PowerPoint) – edição e montagem dos vídeos de apresentação
Cartolinas, papel kraft, papel A3, marcadores, cola, tesouras – para produção de cartazes e protótipos manuais
Materiais reciclados – para construção de maquetes sustentáveis (rolos de papel, embalagens, tampas, etc.)
Guiões impressos de trabalho – com tarefas por grupo, cronogramas e critérios de avaliação
Rubricas de avaliação – autoavaliação e coavaliação do desempenho individual e coletivo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Organização flexível para favorecer o trabalho colaborativo. As mesas são dispostas em ilhas/grupos, promovendo a comunicação e a cooperação entre os alunos. O espaço é dinamizado com momentos de investigação, criação, discussão e apresentação, podendo ser complementado com idas pontuais à biblioteca ou laboratório, caso necessário.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)