>
2º Ciclo
Ana Paula Travasso / 08-07-2025
Descrição / Síntese:
Apresentação de um espetáculo interdisciplinar, envolvendo várias vertentes artísticas e expressão corporal, no âmbito da multiculturalidade.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação Física ; Expressões Artísticas
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor lança a proposta para o projeto a realizar e há um brainstorming de ideias a considerar, para o futuro trabalho a realizar.
Ferramentas e recursos:
Quadro interativo
PC com WIFI
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com mesas para pequenos grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Rotação entre grupos
Descrição da atividade:
Os alunos planeiam, em grupo a estrutura do trabalho a realizar.
Definem etapas, objetivos e produto final.
Elaboram lista de materiais necessários.
Elencam a divisão de tarefas.
Ferramentas e recursos:
PC, Wifi, Livros, Caderno e materiais de registo.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala com mesas dispostas para grupos de trabalho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Os grupos de trabalho põem em prática a concretização da atividade, que consiste na elaboração de uma obra que envolve uma apresentação artística, que envolve expressão corporal, acessórios/ cenários e expressão rítmica com uso de materiais diversos e instrumentos de altura indefinida.
Ferramentas e recursos:
DIversas.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 300 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala LED, Ginásio, Salas de EM e EVT, auditório.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Apresentação do produto final à Comunidade Escolar.
Ferramentas e recursos:
Cenários, acessórios, Instrumentos musicais e materiais diversos para ritmo, projetos, PC, WIFI, aparelhagem áudio.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Auditório.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Autoavaliação individual, através da aplicação de um questionário google forms, obedecendo a determinadas rúbricas.
Ferramentas e recursos:
Questionário.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)