Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
530 minutos

>

Sinfonia das Artes

2º Ciclo

Ana Paula Travasso / 08-07-2025


Descrição / Síntese:

Apresentação de um espetáculo interdisciplinar, envolvendo várias vertentes artísticas e expressão corporal, no âmbito da multiculturalidade.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação Física ; Expressões Artísticas


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Promover a expressividade;
> Desenvolver o sentido criativo e estético;
> Promover a inclusão.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
50 MINUTOS
Apresentação da ideia

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor lança a proposta para o projeto a realizar e há um brainstorming de ideias a considerar, para o futuro trabalho a realizar.


Ferramentas e recursos:

Quadro interativo

PC com WIFI

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com mesas para pequenos grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
100 MINUTOS
Planeamento da atividade

Estratégias de aprendizagem ativa: Rotação entre grupos


Descrição da atividade:

Os alunos planeiam, em grupo a estrutura do trabalho a realizar.

Definem etapas, objetivos e produto final.

Elaboram lista de materiais necessários.

Elencam a divisão de tarefas.


Ferramentas e recursos:

PC, Wifi, Livros, Caderno  e materiais de registo.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala com mesas dispostas para grupos de trabalho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
300 MINUTOS
Concretização do trabalho

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Os grupos de trabalho põem em prática a concretização da atividade, que consiste na elaboração de uma obra que envolve uma apresentação artística, que envolve expressão corporal, acessórios/ cenários e expressão rítmica com uso de materiais diversos e instrumentos de altura indefinida.

 


Ferramentas e recursos:

DIversas.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 300 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala LED, Ginásio, Salas de EM e EVT, auditório.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
Apresentação do espetáculo “Sinfonia das Artes”

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Apresentação do produto final à Comunidade Escolar.


Ferramentas e recursos:

Cenários, acessórios, Instrumentos musicais e materiais diversos para ritmo, projetos, PC, WIFI, aparelhagem áudio.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Auditório.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
30 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Autoavaliação individual, através da aplicação de um questionário google forms, obedecendo a determinadas rúbricas.


Ferramentas e recursos:

Questionário.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top