>
1º Ciclo
Maria Rocha / 07-07-2025
Descrição / Síntese:
O trabalho será desenvolvido com a metodologia JigSaw Discussion.
Os alunos são organizados em grupos e, cada grupo, irá pesquisar informação sobre as plantas.
Depois de selecionada a informação, a mesma é inscrita numa peça de puzzle construída para o efeito.
Na apresentação dos trabalhos, é construído o puzzle com a colocação das diferentes peças.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos são organizados em grupos de trabalho e, a cada grupo, é atribuída uma peça de puzzle.
Cada grupo fará a pesquisa de informação mediante o tema que lhes é proposto.
Após a pesquisa de informação, é feita a seleção e o trabalho da mesma e inscrita na peça do Puzzle a que se considere mais relevante.
Os grupos apresentam para os pares a informação contida na peça que construíram
O puzzle, com todas as peças, é construído no quadro.
Ferramentas e recursos:
Utilização do Classroomscreen para apresentação do trabalho a realizar.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 120 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Organização da turma em grupos de trabalho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
D6584C20-000E-4B22-BBDA-BAB72E179EC5_1_105_c.jpeg
(campo opcional – poderá estar vazio)