Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
120 minutos

>

Puzzles do Saber – As plantas

1º Ciclo

Maria Rocha / 07-07-2025


Descrição / Síntese:

O trabalho será desenvolvido com a metodologia JigSaw Discussion.
Os alunos são organizados em grupos e, cada grupo, irá pesquisar informação sobre as plantas.
Depois de selecionada a informação, a mesma é inscrita numa peça de puzzle construída para o efeito.
Na apresentação dos trabalhos, é construído o puzzle com a colocação das diferentes peças.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Categorizar os seres vivos de acordo com semelhanças e diferenças observáveis (animais, tipos de: revestimento, alimentação, locomoção e reprodução; plantas: tipo de raiz, tipo de caule, forma da folha, folha caduca/persistente, cor da flor, fruto e semente,etc.). Relacionar as características dos seres vivos (animais e plantas), com o seu habitat.

Atividades a desenvolver

  Intercâmbio e Discussão
120 MINUTOS
Puzzles do Saber – As Plantas

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos são organizados em grupos de trabalho e, a cada grupo, é atribuída uma peça de puzzle.

Cada grupo fará a pesquisa de informação mediante o tema que lhes é proposto.

Após a pesquisa de informação, é feita a seleção e o trabalho da mesma e inscrita na peça do Puzzle a que se considere mais relevante.

Os grupos apresentam para os pares a informação contida na peça que construíram

O puzzle, com todas as peças, é construído no quadro.


Ferramentas e recursos:

Utilização do Classroomscreen para apresentação do trabalho a realizar.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Organização da turma em grupos de trabalho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

D6584C20-000E-4B22-BBDA-BAB72E179EC5_1_105_c.jpeg

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top