Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
720 minutos

>

O Príncipe Nabo”

2º Ciclo

Sandra Santos / 07-07-2025


Descrição / Síntese:

No âmbito da leitura integral (dramatizada) da obra dramática, os alunos utilizam a técnica Knolling Literário para criar uma apresentação sobre os objetos pertinentes da obra.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Organizar a informação do texto e registá-la, por meio de técnicas diversas;
> Preparar apresentações orais
> Ler integralmente textos literários de natureza dramática
> Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma
> Reconhecer a forma como o texto está estruturado
> Interpretar o texto em função do género literário
> Valorizar a diversidade cultural presente nos textos
> Escrever textos com finalidades diversas

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
200 MINUTOS
Leitura integral da obra “O Príncipe Nabo”, em sala

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos leem a obra integral em sala de aula.


Ferramentas e recursos:

Exemplares da obra.Cada aluno representa uma personagem.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão dispostos em grupo. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
100 MINUTOS
Seleção de objetos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Cada grupo trabalha um ato do texto e seleciona 4 objetos importantes, relacionados com as ideias ou acontecimentos importantes do texto. 


Ferramentas e recursos:

Exemplares da obra. Folhas de registo dos objetos selecionados: identificação e justificação da escola.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham em grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
200 MINUTOS
Desenho / construção dos objetos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos criam – desenham ou constroem os objetos selecionados – em articulação com as Artes.


Ferramentas e recursos:

Material de desenho – construção 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos organizam-se em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
50 MINUTOS
Fotografar objetos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os objetos são dispostos numa superfície e fotografados (vista de cima).


Ferramentas e recursos:

Máquina fotográfica; objetos criados pelos alunos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham em grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
150 MINUTOS
Apresentação

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Com as fotos dos objetos,  os alunos criam uma apresentação – física ou digital – que apresentam aos colegas, justificando as suas escolhas.


Ferramentas e recursos:

Canva ou outro, para apresentações digitais;

Papel de cenário para apresentações físicas


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham em grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
20 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Os alunos auto e hetero avaliam os seus trabalhos, através de google forms.


Ferramentas e recursos:

Google forms


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A avaliação é feita individulamente.

Ficheiros de Apoio (anexos):

PHOTO-2025-07-07-15-55-20.jpg

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top