>
2º Ciclo
Sandra Santos / 07-07-2025
Descrição / Síntese:
No âmbito da leitura integral (dramatizada) da obra dramática, os alunos utilizam a técnica Knolling Literário para criar uma apresentação sobre os objetos pertinentes da obra.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos leem a obra integral em sala de aula.
Ferramentas e recursos:
Exemplares da obra.Cada aluno representa uma personagem.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão dispostos em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Cada grupo trabalha um ato do texto e seleciona 4 objetos importantes, relacionados com as ideias ou acontecimentos importantes do texto.
Ferramentas e recursos:
Exemplares da obra. Folhas de registo dos objetos selecionados: identificação e justificação da escola.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos trabalham em grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos criam – desenham ou constroem os objetos selecionados – em articulação com as Artes.
Ferramentas e recursos:
Material de desenho – construção
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos organizam-se em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os objetos são dispostos numa superfície e fotografados (vista de cima).
Ferramentas e recursos:
Máquina fotográfica; objetos criados pelos alunos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos trabalham em grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Com as fotos dos objetos, os alunos criam uma apresentação – física ou digital – que apresentam aos colegas, justificando as suas escolhas.
Ferramentas e recursos:
Canva ou outro, para apresentações digitais;
Papel de cenário para apresentações físicas
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos trabalham em grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Os alunos auto e hetero avaliam os seus trabalhos, através de google forms.
Ferramentas e recursos:
Google forms
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A avaliação é feita individulamente.