>
3º Ciclo
Jorge Jesus / 03-07-2025
Descrição / Síntese:
A proposta metodológica que segue tem como base a Aprendizagem por Pares, promovendo a colaboração, a interação significativa e o uso funcional da língua inglesa. Esta aula está organizada em três momentos (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão), com uma sequência didática prática e adaptável.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Línguas estrangeiras
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
1. Introdução
Atividade: Warm-up interativo + Apresentação do vocabulário novo
-
O professor mostra imagens (projectadas ou impressas) de diferentes divisões da casa: bedroom, kitchen, living room, bathroom, etc.
-
Jogo rápido: “What room is it?” – os alunos dizem o nome da divisão ao verem a imagem.
Ferramentas e recursos:
“What room is it?” – imagens (projectadas ou impressas) de diferentes divisões da casa: bedroom, kitchen, living room, bathroom, etc.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala normal adaptada de forma simples:
-
Mesas agrupadas em blocos de 4 alunos.
-
Espaço livre nas paredes ou quadro para a gallery walk.
-
Zona central livre para o matching game ou para circular entre os grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
2. Desenvolvimento
Atividade 1: Pair Matching Game (10 min)
Descrição: Cada par recebe cartões com imagens de divisões e cartões com descrições simples (ex: “This is where you cook”). Têm de fazer os pares corretos.
Organização:
-
Trabalho a pares (definidos pelo professor, misturando níveis de competência)
Atividade 2: Mini House Plan Collaboration (15 min)
Descrição:
-
Cada grupo de 4 alunos recebe uma folha em branco e marcadores.
-
Criam juntos o plano de uma casa (pode ser real ou imaginária), com 4 a 6 divisões.
-
Têm de etiquetar cada divisão em inglês e escrever uma frase por divisão (ex: “In the living room, we watch TV”).
Atividade 3: Gallery Walk & Peer Feedback (5 min)
Descrição:
-
Cada grupo expõe o plano da casa na parede/quadro.
-
Os alunos circulam, observam os trabalhos dos colegas e fazem um breve comentário oral com base numa frase modelo dada pelo professor (ex: “I like Group 3’s house because…”).
Organização:
-
Movimento livre pela sala em pequenos grupos.
Ferramentas e recursos:
a) Cartões com imagens de divisões e cartões com descrições simples;
b) Folhas em branco e marcadores;
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala normal adaptada de forma simples:
-
Mesas agrupadas em blocos de 4 alunos.
-
Espaço livre nas paredes ou quadro para a gallery walk.
-
Zona central livre para o matching game ou para circular entre os grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
3. Conclusão (10 minutos)
Atividade: Reflexão rápida + Jogo final
-
Jogo rápido de Kahoot/Quizizz ou jogo oral em plenário: “Which room am I?” – os alunos adivinham com base em pistas dadas.
Organização:
-
Plenário
Ferramentas e recursos:
- Kahoot/Quizizz ou jogo oral em plenário: “Which room am I?” – os alunos adivinham com base em pistas dadas.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala normal adaptada de forma simples:
-
Mesas agrupadas em blocos de 4 alunos.
-
Espaço livre nas paredes ou quadro para a gallery walk.
-
Zona central livre para o matching game ou para circular entre os grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)