Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
50 minutos

>

My Place or Your Place?

3º Ciclo

Jorge Jesus / 03-07-2025


Descrição / Síntese:

A proposta metodológica que segue tem como base a Aprendizagem por Pares, promovendo a colaboração, a interação significativa e o uso funcional da língua inglesa. Esta aula está organizada em três momentos (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão), com uma sequência didática prática e adaptável.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Nível A2.1 e A2.2

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
10 MINUTOS
What Room is It?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

1. Introdução

Atividade: Warm-up interativo + Apresentação do vocabulário novo

  • O professor mostra imagens (projectadas ou impressas) de diferentes divisões da casa: bedroom, kitchen, living room, bathroom, etc.

  • Jogo rápido: “What room is it?” – os alunos dizem o nome da divisão ao verem a imagem.


Ferramentas e recursos:

What room is it?” – imagens (projectadas ou impressas) de diferentes divisões da casa: bedroom, kitchen, living room, bathroom, etc.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala normal adaptada de forma simples:

  • Mesas agrupadas em blocos de 4 alunos.

  • Espaço livre nas paredes ou quadro para a gallery walk.

  • Zona central livre para o matching game ou para circular entre os grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
30 MINUTOS
What Are You Doing?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

2. Desenvolvimento
Atividade 1: Pair Matching Game (10 min)

Descrição: Cada par recebe cartões com imagens de divisões e cartões com descrições simples (ex: “This is where you cook”). Têm de fazer os pares corretos.

Organização:

  • Trabalho a pares (definidos pelo professor, misturando níveis de competência)

 

Atividade 2: Mini House Plan Collaboration (15 min)

Descrição:

  • Cada grupo de 4 alunos recebe uma folha em branco e marcadores.

  • Criam juntos o plano de uma casa (pode ser real ou imaginária), com 4 a 6 divisões.

  • Têm de etiquetar cada divisão em inglês e escrever uma frase por divisão (ex: “In the living room, we watch TV”).

 

Atividade 3: Gallery Walk & Peer Feedback (5 min)

Descrição:

  • Cada grupo expõe o plano da casa na parede/quadro.

  • Os alunos circulam, observam os trabalhos dos colegas e fazem um breve comentário oral com base numa frase modelo dada pelo professor (ex: “I like Group 3’s house because…”).

Organização:

  • Movimento livre pela sala em pequenos grupos.


Ferramentas e recursos:

a) Cartões com imagens de divisões e cartões com descrições simples;

b) Folhas em branco e marcadores;


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala normal adaptada de forma simples:

  • Mesas agrupadas em blocos de 4 alunos.

  • Espaço livre nas paredes ou quadro para a gallery walk.

  • Zona central livre para o matching game ou para circular entre os grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
10 MINUTOS
Fast Draw – Which Room Am I?

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

3. Conclusão (10 minutos)

Atividade: Reflexão rápida + Jogo final

  • Jogo rápido de Kahoot/Quizizz ou jogo oral em plenário: “Which room am I?” – os alunos adivinham com base em pistas dadas.

Organização:

  • Plenário


Ferramentas e recursos:

  • Kahoot/Quizizz ou jogo oral em plenário: “Which room am I?” – os alunos adivinham com base em pistas dadas.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala normal adaptada de forma simples:

  • Mesas agrupadas em blocos de 4 alunos.

  • Espaço livre nas paredes ou quadro para a gallery walk.

  • Zona central livre para o matching game ou para circular entre os grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top