Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
50 minutos

>

Enquadrar as novas propostas sociais e políticas na filosofia das Luzes

3º Ciclo

Rudy Durão / 18-06-2025


Descrição / Síntese:

A atividade destina-se aos alunos do 8.º ano e centra-se na aprendizagem essencial “Princípios do Iluminismo”, inserido no domínio “Portugal no contexto europeu dos séculos XVII e XVIII”. Consiste na interpretação de fontes de autores iluministas e na navegação orientada na Wikipédia, ligando conceitos como direitos humanos, soberania popular e separação de poderes. Os alunos constroem um mapa conceptual final com os principais conteúdos abordados.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Enquadrar as novas propostas sociais e políticas na filosofia das Luzes

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
50 MINUTOS
Wikiracing

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

Interação com a aplicação móvel Wikipédia: os alunos começam numa página, como “Direitos Humanos”, e o objetivo é, por associação de ideias, clicar nos links até chegar a um tópico final pré-definido, como por exemplo o escritor do Iluminismo Voltaire. Essa abordagem permite que os alunos conectem diferentes conceitos históricos e desenvolvam uma compreensão mais dinâmica e interligada da História.


Ferramentas e recursos:

A atividade decorre em sala de aula com recurso a dispositivos móveis ou computadores com acesso à internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham individualmente ou em pares, explorando a aplicação móvel Wikipédia de forma orientada. O espaço é organizado para permitir a mobilidade, a partilha de ideias e a supervisão próxima pelo professor.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top