>
3º Ciclo
José Padilha / 17-06-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos, em grupo, consultam fontes fidedignas, selecionam três notícias do mundo e três notícias da escola, e reescrevem-nas para o formato Televisão. Cada equipa, composta por alunos jornalistas e técnicos de edição, grava e edita uma notícia para o Telejornal, publicando posteriormente o produto final na página e nas redes sociais da escola.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Na aula de Português, o professor dá instruções claras sobre o trabalho a desenvolver: pesquisa de notícias relevantes e adequadas ao público-alvo em fontes fidedignas (jornais, Internet). Por exemplo: https://www.publico.pt/publico-na-escola; https://sicnoticias.pt/; https://cnnportugal.iol.pt/.
- Os alunos reconhecem políticas de Direitos de Autor, de atribuição de créditos e como fazer uma correta citação de fontes.
- O professor dá a conhecer aos alunos as fases do projeto:
(1) Pesquisa de notícias da escola e do mundo;
(2) Redação de notícias;
(3) Preparação da gravação (iluminação, inserção de texto no teleponto, escolha de fundo colorido/cenário…);
(4) Gravação das notícias;
(5) Edição de vídeo;
(6) Publicação.
Ferramentas e recursos:
PowerPoint.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula da turma.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos, em grupos, consultam a página ou as redes sociais da escola e jornais online ou em papel;
Cada grupo seleciona três notícias.
Ferramentas e recursos:
Google;
ChatGPT;
Sapo: https://www.sapo.pt/noticias/atualidade
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula da turma.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)