Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
50 minutos

>

Telejornal: da notícia ao vídeo

3º Ciclo

José Padilha / 17-06-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos, em grupo, consultam fontes fidedignas, selecionam três notícias do mundo e três notícias da escola, e reescrevem-nas para o formato Televisão. Cada equipa, composta por alunos jornalistas e técnicos de edição, grava e edita uma notícia para o Telejornal, publicando posteriormente o produto final na página e nas redes sociais da escola.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar tema(s), ideias principais e pontos de vista;
> Reconhecer a forma como o texto está estruturado (partes e subpartes);
> Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto;
> Utilizar procedimentos de registo e tratamento de informação;
> Distinguir nos textos características da notícia, da entrevista, do anúncio publicitário e do roteiro (estruturação, finalidade);
> Ler em suportes variados textos dos géneros seguintes: biografia, textos de géneros jornalísticos de opinião (artigo de opinião, crítica), textos publicitários.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
20 MINUTOS
INTERAGIR E INSTRUIR

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Na aula de Português, o professor dá instruções claras sobre o trabalho a desenvolver: pesquisa de notícias relevantes e adequadas ao público-alvo em fontes fidedignas (jornais, Internet). Por exemplo: https://www.publico.pt/publico-na-escola; https://sicnoticias.pt/; https://cnnportugal.iol.pt/.
  • Os alunos reconhecem políticas de Direitos de Autor, de atribuição de créditos e como fazer uma correta citação de fontes.
  • O professor dá a conhecer aos alunos as fases do projeto:
    (1) Pesquisa de notícias da escola e do mundo;
    (2) Redação de notícias;
    (3) Preparação da gravação (iluminação, inserção de texto no teleponto, escolha de fundo colorido/cenário…);
    (4) Gravação das notícias;
    (5) Edição de vídeo;
    (6) Publicação.


Ferramentas e recursos:

PowerPoint.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula da turma.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
30 MINUTOS
INVESTIGAR E PESQUISAR

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos, em grupos, consultam a página ou as redes sociais da escola e jornais online ou em papel;
Cada grupo seleciona três notícias.


Ferramentas e recursos:

Google;

ChatGPT;

Sapo: https://www.sapo.pt/noticias/atualidade


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula da turma.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top