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Ensino Secundário
Fernando Oliveira / 16-06-2025
Descrição / Síntese:
Noção de integração económica
Integração de várias economias e/ou países num espaço económico mais vasto, que ultrapassa as fronteiras nacionais. A integração implica que entre essas economias se eliminem as barreiras à livre circulação de bens, serviços e fatores de produção.
Formas de integração económica. A integração pode ser realizada apenas a nível comercial ou atingir níveis de integração mais profundos em termos económicos e políticos.
Sistema de preferências aduaneiras
Zona de comércio livre
União aduaneira
Mercado comum ou único
União económica
União económica e monetária.
Organizações de integração económica no mundo.
Vantagens da integração económica. Desvantagens da integração económica.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Economia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
A integração económica ocorre quando dois ou mais países coordenam políticas e eliminam barreiras ao comércio e ao movimento de fatores de produção entre si, com o objetivo de aumentar a eficiência, a cooperação e o desenvolvimento económico comum.
Analisar as várias formas de integração económica existentes a nível mundial
Ferramentas e recursos:
Recursos digitais e tecnológicos
Ferramenta
Finalidade
Canva
Criação de infografias de apoio aos argumentos de cada grupo.
Padlet
Recolha colaborativa de argumentos, fontes e ideias antes do debate.
Mentimeter / Slido
Votação anónima da turma antes e depois do debate (“quem venceu?”).
Kahoot / Quizizz
Quiz de diagnóstico prévio sobre a UE e a integração económica.
Google Docs
Preparação colaborativa dos argumentos e estratégias de grupo.
2. Fontes informativas e de conteúdo
Recurso
Finalidade
Manuais escolares de Economia A
Revisão do conteúdo sobre a integração económica (subtema 12.1).
Site oficial da UE europa.eu
Informação fidedigna sobre políticas, instituições, apoios.
Portal PORDATA
Dados estatísticos sobre Portugal e outros países da UE.
Jornais e revistas económicas (ex: Expresso, Público, Jornal Económico)
Atualização com casos reais e opiniões diversas.
YouTube (Euronews, European Parliament)
Vídeos explicativos curtos sobre temas europeus atuais.
3. Materiais pedagógicos específicos
Material
Finalidade
Ficha de preparação do debate
Orientar a pesquisa, construção de argumentos e distribuição de papéis.
Rúbrica de avaliação
Avaliar a participação, argumentação, espírito crítico e respeito.
Cartaz/Infografia final
Síntese visual dos principais argumentos e conclusões do debate.
Fichas de autoavaliação
Refletir sobre o desempenho individual e de grupo.
4. Estratégias pedagógicas
Estratégia
Utilização no debate
Aprendizagem ativa / debate regrado
Estimula a argumentação fundamentada e o espírito crítico.
Aprendizagem cooperativa
Trabalhos de grupo para preparação dos argumentos e contra-argumentos.
Rotação de papéis
Orador, moderador, relator, analista.
Gamificação (votação/júri popular)
Aumenta o envolvimento dos alunos.
5. Avaliação (formativa e somativa)
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Rúbrica de debate (participação, clareza, evidência, capacidade de escuta);
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Autoavaliação e coavaliação;
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Reflexão escrita pós-debate (“O que aprendi?”, “O que mudaria na minha posição?”).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Debate
Tema: “Mais Europa ou Menos Europa?”
Perguntas-chave para orientar:
Fomentar o pensamento crítico e argumentativo dos alunos em torno das vantagens e desvantagens do aprofundamento da integração europeia.
1. Perguntas de enquadramento geral
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O que significa “Mais Europa”? E o que implica “Menos Europa”?
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Qual tem sido o papel da União Europeia no desenvolvimento económico dos seus Estados-membros?
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Portugal beneficiou ou foi prejudicado pela adesão à UE?
2. Dimensão económica
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A União Europeia contribui para o crescimento económico dos países? Como?
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Que efeitos teve o euro na economia portuguesa?
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A integração económica beneficia igualmente todos os países membros?
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A pertença à UE limita a autonomia económica e orçamental dos países?
3. Dimensão social e política
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A UE contribui para a coesão social e a redução das desigualdades entre países e regiões?
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A integração europeia fortalece ou enfraquece as democracias nacionais?
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Até que ponto a soberania nacional é posta em causa por decisões tomadas a nível europeu?
4. Dimensão internacional
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A UE deve ter um papel mais forte no contexto internacional? Porquê?
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A União Europeia é um modelo positivo de integração regional a nível global?
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O que ganharia Portugal com uma UE mais unida no plano internacional?
5. Dimensão futura
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Como responder aos desafios da imigração, das alterações climáticas e da transformação digital: com mais Europa ou menos Europa?
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A integração europeia deve avançar para uma união política plena?
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Como seria Portugal fora da União Europeia?
Sugestão de estrutura do debate:
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Introdução (moderador apresenta o tema)
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Apresentação das posições: Grupo “Mais Europa” vs. Grupo “Menos Europa”
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Discussão orientada pelas perguntas-chave
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Perguntas do público (outros alunos ou moderador)
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Conclusão e reflexão final
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)