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60 minutos

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12.1A integração económica – Noção e formas de Integração Económica

Ensino Secundário

Fernando Oliveira / 16-06-2025


Descrição / Síntese:

Noção de integração económica
Integração de várias economias e/ou países num espaço económico mais vasto, que ultrapassa as fronteiras nacionais. A integração implica que entre essas economias se eliminem as barreiras à livre circulação de bens, serviços e fatores de produção.
Formas de integração económica. A integração pode ser realizada apenas a nível comercial ou atingir níveis de integração mais profundos em termos económicos e políticos.
Sistema de preferências aduaneiras
Zona de comércio livre
União aduaneira
Mercado comum ou único
União económica
União económica e monetária.
Organizações de integração económica no mundo.
Vantagens da integração económica. Desvantagens da integração económica.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Economia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> 12.1 Integração económica – Noção e formas de Integração Económica

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
60 MINUTOS
Debate

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

A integração económica ocorre quando dois ou mais países coordenam políticas e eliminam barreiras ao comércio e ao movimento de fatores de produção entre si, com o objetivo de aumentar a eficiência, a cooperação e o desenvolvimento económico comum.

Analisar as várias formas de integração económica existentes a nível mundial


Ferramentas e recursos:

Recursos digitais e tecnológicos

Ferramenta
Finalidade

Canva
Criação de infografias de apoio aos argumentos de cada grupo.

Padlet
Recolha colaborativa de argumentos, fontes e ideias antes do debate.

Mentimeter / Slido
Votação anónima da turma antes e depois do debate (“quem venceu?”).

Kahoot / Quizizz
Quiz de diagnóstico prévio sobre a UE e a integração económica.

Google Docs
Preparação colaborativa dos argumentos e estratégias de grupo.

 

2. Fontes informativas e de conteúdo

Recurso
Finalidade

Manuais escolares de Economia A
Revisão do conteúdo sobre a integração económica (subtema 12.1).

Site oficial da UE europa.eu
Informação fidedigna sobre políticas, instituições, apoios.

Portal PORDATA
Dados estatísticos sobre Portugal e outros países da UE.

Jornais e revistas económicas (ex: Expresso, Público, Jornal Económico)
Atualização com casos reais e opiniões diversas.

YouTube (Euronews, European Parliament)
Vídeos explicativos curtos sobre temas europeus atuais.

 

3. Materiais pedagógicos específicos

Material
Finalidade

Ficha de preparação do debate
Orientar a pesquisa, construção de argumentos e distribuição de papéis.

Rúbrica de avaliação
Avaliar a participação, argumentação, espírito crítico e respeito.

Cartaz/Infografia final
Síntese visual dos principais argumentos e conclusões do debate.

Fichas de autoavaliação
Refletir sobre o desempenho individual e de grupo.

 

4. Estratégias pedagógicas

Estratégia
Utilização no debate

Aprendizagem ativa / debate regrado
Estimula a argumentação fundamentada e o espírito crítico.

Aprendizagem cooperativa
Trabalhos de grupo para preparação dos argumentos e contra-argumentos.

Rotação de papéis
Orador, moderador, relator, analista.

Gamificação (votação/júri popular)
Aumenta o envolvimento dos alunos.

 

5. Avaliação (formativa e somativa)

  • Rúbrica de debate (participação, clareza, evidência, capacidade de escuta);

  • Autoavaliação e coavaliação;

  • Reflexão escrita pós-debate (“O que aprendi?”, “O que mudaria na minha posição?”).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Debate
Tema: “Mais Europa ou Menos Europa?”
Perguntas-chave para orientar:

Fomentar o pensamento crítico e argumentativo dos alunos em torno das vantagens e desvantagens do aprofundamento da integração europeia.

1. Perguntas de enquadramento geral

  • O que significa “Mais Europa”? E o que implica “Menos Europa”?

  • Qual tem sido o papel da União Europeia no desenvolvimento económico dos seus Estados-membros?

  • Portugal beneficiou ou foi prejudicado pela adesão à UE?

2. Dimensão económica

  • A União Europeia contribui para o crescimento económico dos países? Como?

  • Que efeitos teve o euro na economia portuguesa?

  • A integração económica beneficia igualmente todos os países membros?

  • A pertença à UE limita a autonomia económica e orçamental dos países?

3. Dimensão social e política

  • A UE contribui para a coesão social e a redução das desigualdades entre países e regiões?

  • A integração europeia fortalece ou enfraquece as democracias nacionais?

  • Até que ponto a soberania nacional é posta em causa por decisões tomadas a nível europeu?

4. Dimensão internacional

  • A UE deve ter um papel mais forte no contexto internacional? Porquê?

  • A União Europeia é um modelo positivo de integração regional a nível global?

  • O que ganharia Portugal com uma UE mais unida no plano internacional?

5. Dimensão futura

  • Como responder aos desafios da imigração, das alterações climáticas e da transformação digital: com mais Europa ou menos Europa?

  • A integração europeia deve avançar para uma união política plena?

  • Como seria Portugal fora da União Europeia?

Sugestão de estrutura do debate:

  • Introdução (moderador apresenta o tema)

  • Apresentação das posições: Grupo “Mais Europa” vs. Grupo “Menos Europa”

  • Discussão orientada pelas perguntas-chave

  • Perguntas do público (outros alunos ou moderador)

  • Conclusão e reflexão final

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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