Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

>

O Sistema solar

3º Ciclo

Ana Augusto / 16-06-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos investigam as características do Sistema Solar, identificam os astros do Sistema Solar e as suas características


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; Física ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Conhecer diferentes corpos do sistema solar: planetas principais, Lua e Sol.
> – Reconhecer a ordem dos planetas principais em relação ao Sol
> – Distinguir planetas rochosos de planetas gasosos

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
Introdução e debate

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor introduz o tema através de um vídeo e uma apresentação


Ferramentas e recursos:

https://gamma.app/docs/Sistema-Solar-tfxyw99xzadnjxc

https://www.youtube.com/watch?v=libKVRa01L8&t=5s


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos em mesas individuais

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
50 MINUTOS
Fazer modelos e poesia sobre o Sistema Solar

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Fazer modelos do sistema solar em plasticina, aproximada à escala relativa às proporções dos corpos celestes. Cada grupo faz poemas com base nas características dos Astros do sistema solar


Ferramentas e recursos:

Guião orientador, plasticina, arame, fio.

https://www.storyjumper.com/book/read/182620821/68501b3f4a0e6


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grupos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
50 MINUTOS
Jogo e puzzle

Estratégias de aprendizagem ativa: Puzzle


Descrição da atividade:

Os alunos jogam o Jogo da Glória, com perguntas e respostas para distinguir planetas rochosos de planetas gasosos e
para reconhecer a ordem dos planetas principais em relação ao Sol, os alunos fazem um puzzle.


Ferramentas e recursos:

Guião orientador, jogo da glória, puzzle.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grupos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
Apresentações orais

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Apresentação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos através de apresentações orais.


Ferramentas e recursos:

Computador, projetor.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grupos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top