>
3º Ciclo
Ana Augusto / 16-06-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos investigam as características do Sistema Solar, identificam os astros do Sistema Solar e as suas características
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; Física ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor introduz o tema através de um vídeo e uma apresentação
Ferramentas e recursos:
https://gamma.app/docs/Sistema-Solar-tfxyw99xzadnjxc
https://www.youtube.com/watch?v=libKVRa01L8&t=5s
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos em mesas individuais
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Fazer modelos do sistema solar em plasticina, aproximada à escala relativa às proporções dos corpos celestes. Cada grupo faz poemas com base nas características dos Astros do sistema solar
Ferramentas e recursos:
Guião orientador, plasticina, arame, fio.
https://www.storyjumper.com/book/read/182620821/68501b3f4a0e6
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grupos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Puzzle
Descrição da atividade:
Os alunos jogam o Jogo da Glória, com perguntas e respostas para distinguir planetas rochosos de planetas gasosos e
para reconhecer a ordem dos planetas principais em relação ao Sol, os alunos fazem um puzzle.
Ferramentas e recursos:
Guião orientador, jogo da glória, puzzle.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grupos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Apresentação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos através de apresentações orais.
Ferramentas e recursos:
Computador, projetor.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grupos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)