Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
270 minutos

>

Sistema Solar

1º Ciclo

Ana Lúcia Santos / 14-06-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos investigam as características do Sistema Solar, identificam os astros do Sistema Solar e as suas
características.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Conhecer diferentes corpos do sistema solar: planetas principais, Lua e Sol.
> Reconhecer a ordem dos planetas principais em relação ao Sol.
> Distinguir planetas rochosos de planetas gasosos.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
30 MINUTOS
Introdução e debate

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor introduz o tema através de um vídeo interativo promovendo o debate entre os alunos, abordando os
conteúdos do “Sistema Solar”.


Ferramentas e recursos:

Computador, projetor, vídeo interativo.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em grupos para trabalho colaborativo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
90 MINUTOS
Fazer modelo do Sistema Solar

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Fazer modelos do sistema solar em plasticina, aproximada à escala relativa às proporções dos corpos celestes.


Ferramentas e recursos:

Guião orientador, plasticina, arame, fio.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em grupos para trabalho colaborativo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
90 MINUTOS
Jogo e puzzle

Estratégias de aprendizagem ativa: Puzzle


Descrição da atividade:

Os alunos jogam o Jogo da Glória, com perguntas e respostas para distinguir planetas rochosos de planetas gasosos e
para reconhecer a ordem dos planetas principais em relação ao Sol, os alunos fazem um puzzle.


Ferramentas e recursos:

Guião orientador, jogo da glória, puzzle.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em grupos para trabalho colaborativo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
60 MINUTOS
Apresentações Orais

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Apresentação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos através de apresentações orais.


Ferramentas e recursos:

Computador, projetor.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em grupos para trabalho colaborativo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top