Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

>

“Conhecer o Sistema Reprodutor”

3º Ciclo

Ana Vera Carujo / 13-06-2025


Descrição / Síntese:

Através deste conjunto de atividades pretende-se que os alunos aprofundem os seus conhecimentos dos sistemas reprodutores masculino e feminino.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Identificar o sistema reprodutor entre todos os outros sistemas do corpo humano
> – Distinguir o sistema reprodutor masculino do feminino
> – Conhecer os diferentes órgãos que constituem os sistemas reprodutores masculino e feminino
> – Conhecer as funções dos órgãos
> – Compreender os processos de oogénese e espermatogénese
> – Compreender os ciclos ovárico e uterino

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
15 MINUTOS
Introdução

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

O professor introduz o tema mostrando um vídeo explicativo dos sistemas reprodutores.


Ferramentas e recursos:

Computador

Vídeo


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
15 MINUTOS
Localizar os órgãos do sistema reprodutor

Estratégias de aprendizagem ativa: Puzzle


Descrição da atividade:

Os alunos devem montar os dois sistemas reprodutores, colocando nos respetivos locais os diferentes órgãos.


Ferramentas e recursos:

Puzzles


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em grupos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
20 MINUTOS
Criação de mapas conceptuais

Estratégias de aprendizagem ativa: Mapa conceptual


Descrição da atividade:

Os alunos devem, com material de escrita e o manual, criar 2 mapas conceptuais, organizando os diferentes órgãos e as respetivas funções.


Ferramentas e recursos:

Material de escrita

Manual


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em grupos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
15 MINUTOS
Compreensão dos processos de oogénese e espermatogénese.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos vêm um vídeo explicativo, de forma a compreender os processos de oogénese e espermatogénese.


Ferramentas e recursos:

Computador

Vídeo


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em grupos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
20 MINUTOS
Esquemas referentes aos ciclos ovárico e uterino

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Os alunos, através de pesquisa no computador e material de escrita, desenham os esquemas referentes aos ciclos ovárico e uterino.


Ferramentas e recursos:

Computador

Material de escrita


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em grupos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
15 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Os alunos jogam um quizz no computador, e obtêm de imediato as classificações.


Ferramentas e recursos:

Computador

Quizz


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em grupos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top