>
3º Ciclo
Ana Vera Carujo / 13-06-2025
Descrição / Síntese:
Através deste conjunto de atividades pretende-se que os alunos aprofundem os seus conhecimentos dos sistemas reprodutores masculino e feminino.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
O professor introduz o tema mostrando um vídeo explicativo dos sistemas reprodutores.
Ferramentas e recursos:
Computador
Vídeo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas em grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Puzzle
Descrição da atividade:
Os alunos devem montar os dois sistemas reprodutores, colocando nos respetivos locais os diferentes órgãos.
Ferramentas e recursos:
Puzzles
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas em grupos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mapa conceptual
Descrição da atividade:
Os alunos devem, com material de escrita e o manual, criar 2 mapas conceptuais, organizando os diferentes órgãos e as respetivas funções.
Ferramentas e recursos:
Material de escrita
Manual
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas em grupos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos vêm um vídeo explicativo, de forma a compreender os processos de oogénese e espermatogénese.
Ferramentas e recursos:
Computador
Vídeo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas em grupos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
Os alunos, através de pesquisa no computador e material de escrita, desenham os esquemas referentes aos ciclos ovárico e uterino.
Ferramentas e recursos:
Computador
Material de escrita
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas em grupos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Os alunos jogam um quizz no computador, e obtêm de imediato as classificações.
Ferramentas e recursos:
Computador
Quizz
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas em grupos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)