Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
90 minutos

>

“Detetives da Sintaxe: Descobrindo as Funções das Palavras”

3º Ciclo

Maria da Conceição Escobar / 11-06-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos desempenharão o papel de “detetives gramaticais” para investigar as funções sintáticas em textos reais (notícias, músicas, redes sociais). Através de atividades práticas, jogos e análises colaborativas, identificarão sujeitos, predicados, complementos e modificadores.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Compreender a hierarquia e relação entre os termos da oração.
> – Diferenciar sujeito (agente da ação) de predicado (ação/estado).
> – Identificar complementos (complemento direto, indireto) e modificadores.
> – Aplicar este conhecimento na interpretação e produção textual.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
10 MINUTOS
Análise do meme

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Análise coletiva do conteúdo gramatical.


Ferramentas e recursos:

Interativo


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Analise do Meme

Ficheiros de Apoio (anexos):

cf775a89-3c91-40a6-bc9e-69934b904c3a.png

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
15 MINUTOS
Descoberta do sujeito

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

Uso de mapas mentais para identificar o conteúdo gramatical lecionado.


Ferramentas e recursos:

https://www.menti.com/alzvywb2y992


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O aluno recorda as funções sintáticas e dá exemplos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
30 MINUTOS
Quem é quem?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos questionam e respondem sobre o conteúdo lecionado.


Ferramentas e recursos:

cartões


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos questionam e respondem sobre o conteúdo lecionado.

Ficheiros de Apoio (anexos):

93a53322-ad99-48fe-8d84-307ffce7300b.png

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
35 MINUTOS
Kahoot

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

https://create.kahoot.it/share/funcoes-sintaticas-0/57fdaf41-25b2-4b35-baa9-0e57a7f5c158


Ferramentas e recursos:

computador, telemóvel


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 35 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

https://create.kahoot.it/share/funcoes-sintaticas-0/57fdaf41-25b2-4b35-baa9-0e57a7f5c158

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top