>
3º Ciclo
Maria da Conceição Escobar / 11-06-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos desempenharão o papel de “detetives gramaticais” para investigar as funções sintáticas em textos reais (notícias, músicas, redes sociais). Através de atividades práticas, jogos e análises colaborativas, identificarão sujeitos, predicados, complementos e modificadores.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Análise coletiva do conteúdo gramatical.
Ferramentas e recursos:
Interativo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Analise do Meme
Ficheiros de Apoio (anexos):
cf775a89-3c91-40a6-bc9e-69934b904c3a.png
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
Uso de mapas mentais para identificar o conteúdo gramatical lecionado.
Ferramentas e recursos:
https://www.menti.com/alzvywb2y992
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O aluno recorda as funções sintáticas e dá exemplos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos questionam e respondem sobre o conteúdo lecionado.
Ferramentas e recursos:
cartões
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos questionam e respondem sobre o conteúdo lecionado.
Ficheiros de Apoio (anexos):
93a53322-ad99-48fe-8d84-307ffce7300b.png
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
https://create.kahoot.it/share/funcoes-sintaticas-0/57fdaf41-25b2-4b35-baa9-0e57a7f5c158
Ferramentas e recursos:
computador, telemóvel
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 35 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
https://create.kahoot.it/share/funcoes-sintaticas-0/57fdaf41-25b2-4b35-baa9-0e57a7f5c158
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)