>
3º Ciclo
Ana Vera Carujo / 11-06-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos investigam as características do Sistema Solar, identificam os astros do Sistema Solar e as suas características.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Física
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Fazer modelos do sistema solar em plasticina, aproximada à escala relativa às proporções dos corpos celestes.
Ferramentas e recursos:
Guião orientador, plasticina, arame, fio.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas em grupos para trabalho colaborativo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Puzzle
Descrição da atividade:
Os alunos jogam o Jogo da Glória, com perguntas e respostas para distinguir planetas rochosos de planetas gasosos e para reconhecer a ordem dos planetas principais em relação ao Sol, os alunos fazem um puzzle.
Ferramentas e recursos:
Guião orientador, jogo da glória, puzzle.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas em grupos para trabalho colaborativo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Apresentação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos através de apresentações orais.
Ferramentas e recursos:
Computador, projetor.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas em grupos para trabalho colaborativo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
O professor introduz o tema através de um vídeo interativo promovendo o debate entre os alunos, abordando os conteúdos do “Sistema Solar”.
Ferramentas e recursos:
Computador, projetor, vídeo interativo.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas em grupos para trabalho colaborativo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)