>
3º Ciclo
Ana Sofia Oliveira Magano / 11-06-2025
Descrição / Síntese:
Identificação dos 4 tipos de If Clauses;
Pesquisa, na internet, de regras e explicações sobre a temática;
Compreensão das regras de utilização do Conditional, nas suas 4 formas;
Utilização correcta das mesmas em contextos reais;
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Línguas estrangeiras
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Audição da canção: https://youtu.be/6GUm5g8SG4o?si=Rtwm0WXchTC70oeq Locked Away by R. City ft Adam Levine
Depois da audição da canção Locked Away by R. City ft Adam Levine, os alunos tentarão descobrir o elemento comum em quase todos os versos da música, a estrutura do Conditional ou If clauses.
Após identificarem correctamente a área gramatical a estudar, convidam-se os alunos a pesquisar quantos tipos de if clauses existem em Inglês, através de uma breve pesquisa nos seus dispositivos móveis.
A próxima etapa será dividir os alunos em pares e transmitir-lhes as instruções para o trabalho a ser apresentado no final de 3 tempos de 50 minutos.
Os alunos deverão:
– criar um Google Docs que será partilhado entre os dois alunos e a professora;
– pesquisar os 4 tipos de if clauses ( 7º e 8º anos) ou os type 1,2 and 3, no 9º ano;
– pesquisar as regras para cada um deles em fotografias existentes na internet, com a formulação das regras em inglês; (colar no Google docs o que se encontra)
– para cada “type”, encontrar explicações para o seu uso e 5 exemplos onde estejam representadas frases do tipo affirmative, negative e interrogative; (colar no Google Docs)
– fazer a apresentação oral em inglês para toda a turma;
– procurar de 10 exercícios (já com respostas), à internet, sobre os tipos de if clauses em estudo (copiar e colar no Google Docs);
– depois de ter dado feedback aos alunos, o professor deve autorizar a elaboração de um teste digital, no site http://www.quizizz.com, que os alunos farão com os exercícios que encontraram online e que o professor aprovou, através de feedback em tempo real;
– elaborar uma pequena apresentação digital sobre os tipos de if clauses em estudo; (Canva.com; Google Slides; etc) A apresentação tem de ser escrita em inglês e conter o link para o seu quiz;
– fazer a apresentação oral para todos os colegas, onde cada par de alunos testa todos os seus colegas e é testado por todos, também.
Durante todo o processo, o professor deverá dar feedback em tempo real aos alunos, através do Google Docs partilhado.
Ferramentas e recursos:
Telemóveis, computadores, tablets ou iPads com acesso à internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalho a pares no recinto escolar;
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)