>
3º Ciclo
Maria Alexandra Vieira Louceiro e Campas / 13-06-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos assumem o papel de analistas climáticos convidados a apresentar, numa conferência escolar, um relatório sobre a evolução de alguns indicadores das alterações climáticas nas últimas décadas, com projeção para o futuro.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos assumem o papel de analistas climáticos convidados a apresentar, numa conferência escolar, um relatório sobre a evolução de alguns indicadores das alterações climáticas nas últimas décadas, com projeção para o futuro.
Ferramentas e recursos:
- Calculadora científica ou software de cálculo (GeoGebra, Excel, etc.)
- Internet para recolha de dados.
- Materiais audiovisuais sobre alterações climáticas.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 300 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Recolha de dados reais
- Fonte sugerida: IPCC, NASA, Agência Portuguesa do Ambiente, Eurostat.
- : variação da temperatura global (°C), emissões de CO₂ (toneladas), nível médio do mar (cm), frequência de eventos extremos.
- Organização e representação dos dados
- Construção de tabelas.
- Gráficos de linhas para séries temporais.
- Diagramas de dispersão.
- Análise estatística
- Cálculo de média, mediana, moda, amplitude e desvio padrão.
- Identificação de tendências.
- Discussão crítica
- Análise dos limites das previsões.
- Discussão sobre fatores que podem alterar as projeções.
- Elaboração de recomendações baseadas nos dados.
- Apresentação dos resultados
- Elaboração de um relatório ou apresentação multimédia para partilhar com a turma ou a comunidade escolar.
-
Avaliação
- Participação e trabalho em grupo.
- Qualidade da recolha e tratamento de dados.
- Correção na aplicação dos conceitos matemáticos.
- Clareza na apresentação dos resultados.
Capacidade de reflexão crítica
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)