Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
300 minutos

>

Alterações Climáticas: Modelar para Compreender

3º Ciclo

Maria Alexandra Vieira Louceiro e Campas / 13-06-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos assumem o papel de analistas climáticos convidados a apresentar, numa conferência escolar, um relatório sobre a evolução de alguns indicadores das alterações climáticas nas últimas décadas, com projeção para o futuro.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender a evolução dos fenómenos climáticos com base em dados reais
> Utilizar ferramentas matemáticas para analisar e modelar o aumento da temperatura global, o degelo, o nível médio do mar ou a emissão de CO₂.
> Promover o pensamento crítico sobre as consequências sociais, económicas e ambientais das alterações climáticas.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
300 MINUTOS
Como têm evoluído as alterações climáticas nas últimas décadas e o que podemos prever para o futuro com base na análise de dados?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos assumem o papel de analistas climáticos convidados a apresentar, numa conferência escolar, um relatório sobre a evolução de alguns indicadores das alterações climáticas nas últimas décadas, com projeção para o futuro.


Ferramentas e recursos:

  • Calculadora científica ou software de cálculo (GeoGebra, Excel, etc.)
  • Internet para recolha de dados.
  • Materiais audiovisuais sobre alterações climáticas.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 300 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

 

  1. Recolha de dados reais
    • Fonte sugerida: IPCC, NASA, Agência Portuguesa do Ambiente, Eurostat.
    • : variação da temperatura global (°C), emissões de CO₂ (toneladas), nível médio do mar (cm), frequência de eventos extremos.
    •  
  2. Organização e representação dos dados
    • Construção de tabelas.
    • Gráficos de linhas para séries temporais.
    • Diagramas de dispersão.
    •  
  3. Análise estatística
    • Cálculo de média, mediana, moda, amplitude e desvio padrão.
    • Identificação de tendências.
  1. Discussão crítica
    • Análise dos limites das previsões.
    • Discussão sobre fatores que podem alterar as projeções.
    • Elaboração de recomendações baseadas nos dados.

 

  1. Apresentação dos resultados
    • Elaboração de um relatório ou apresentação multimédia para partilhar com a turma ou a comunidade escolar.
  1. Avaliação

    • Participação e trabalho em grupo.
    • Qualidade da recolha e tratamento de dados.
    • Correção na aplicação dos conceitos matemáticos.
    • Clareza na apresentação dos resultados.

    Capacidade de reflexão crítica

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top