Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
135 minutos

>

Como a Revolução Industrial contribuiu para as alterações climáticas que enfrentamos hoje?

2º Ciclo

sandra rato / 15-06-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos deverão conhecer as consequências da revolução industrial em Portugal, bem como o impacto que teve no meio ambiente.
Deverão pesquisar / investigar sobre: O que mudou no planeta desde a Revolução Industrial e como podemos contribuir para um futuro mais sustentável?


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> • Compreender os impactos da Revolução Industrial no ambiente e na sociedade. • Relacionar a evolução histórica da industrialização com os problemas ambientais atuais. • Desenvolver pensamento crítico e sentido de responsabilidade ambiental. • Promover competências digitais, colaborativas e comunicacionais.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
135 MINUTOS
A Revolução Industrial em Portugal e suas consequências

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos terão que pesquisar / investigar sobre o tema proposto:

  • Como a Revolução Industrial contribuiu para as alterações climáticas que enfrentamos hoje?
  • O que mudou no planeta desde a Revolução Industrial e como podemos contribuir para um futuro mais sustentável?


Ferramentas e recursos:

Quadro interativo + projetor

Manual da disciplina

Internet – Goole, como motor de busca; Youtube; Moviemaker; Padlet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 135 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  • Análise de imagens e textos da Revolução Industrial (fábricas, cidades, minas);
  • Visualização de um vídeo curto: “Como a Revolução Industrial mudou o mundo” ;
  • Debate orientado: “Quem é responsável pelas alterações climáticas: o passado ou o presente?”;
  • Produção de um cartaz ou vídeo com a mensagem: “Aprendemos com o passado para salvar o futuro.”;
  • Partilha dos trabalhos em mural digital (Padlet) ou em exposição física.

 

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top