>
2º Ciclo
sandra rato / 15-06-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos deverão conhecer as consequências da revolução industrial em Portugal, bem como o impacto que teve no meio ambiente.
Deverão pesquisar / investigar sobre: O que mudou no planeta desde a Revolução Industrial e como podemos contribuir para um futuro mais sustentável?
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos terão que pesquisar / investigar sobre o tema proposto:
- Como a Revolução Industrial contribuiu para as alterações climáticas que enfrentamos hoje?
- O que mudou no planeta desde a Revolução Industrial e como podemos contribuir para um futuro mais sustentável?
Ferramentas e recursos:
Quadro interativo + projetor
Manual da disciplina
Internet – Goole, como motor de busca; Youtube; Moviemaker; Padlet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 135 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Análise de imagens e textos da Revolução Industrial (fábricas, cidades, minas);
- Visualização de um vídeo curto: “Como a Revolução Industrial mudou o mundo” ;
- Debate orientado: “Quem é responsável pelas alterações climáticas: o passado ou o presente?”;
- Produção de um cartaz ou vídeo com a mensagem: “Aprendemos com o passado para salvar o futuro.”;
- Partilha dos trabalhos em mural digital (Padlet) ou em exposição física.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)